Tabelinha entre Cedae, Band e Ferj vai transformar gols do Cariocão em árvores

No dia 10 de abril, a segunda-feira seguinte à final do campeonato, todas as mudas serão plantadas em Queimados, em um terreno às margens do Rio Guandu, por integrantes do programa socioambiental Replantando Vida, da Cedae

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Cedae

Esporte e meio ambiente entram em campo de mãos dadas no Campeonato Carioca 2023. A campanha Plantando Gols, uma parceria entre a Cedae, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a Band, vai garantir o plantio de 10 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para cada gol marcado na competição. O pontapé inicial acontecerá neste domingo (12/2), no clássico entre Fluminense e Vasco, às 18h no Maracanã, quando os capitães dos times trocarão mudas de ipês para marcar o lançamento da ação. Os gols marcados até agora, entretanto, também serão transformados em mudas.

No dia 10 de abril, a segunda-feira seguinte à final do campeonato, todas as mudas serão plantadas em Queimados, em um terreno às margens do Rio Guandu, por integrantes do programa socioambiental Replantando Vida, da Cedae. Além do plantio, o programa também é o responsável pela produção das mudas em sete viveiros mantidos pela Companhia, com a mão de obra de apenados do sistema prisional do Estado. O presidente da Ferj, Rubens Lopes, comemorou a parceria.

  • “O Carioca é o campeonato estadual mais charmoso e, agora, também o mais verde. Trata-se de mais uma ação que comprova que o futebol carioca vai além das quatro linhas. Nós, Federação e clubes, estamos na defesa do meio ambiente, marcando um golaço. E que os artilheiros funcionem muito mais no Campeonato Carioca” destacou.

Nos últimos três campeonatos, a média foi de 241 gols, o que representaria o plantio de 2.410 mudas, o equivalente a uma área do tamanho do Maracanã.

O coordenador do Replantando Vida, Alcione Duarte, também torce para que o Plantando Gols inspire os artilheiros para que a importância da conservação ambiental seja abraçada pelas torcidas.

Advertisement
  • “A tabelinha entre Cedae, Ferj e Band representa uma vitória para o meio ambiente e para a população do Rio, porque contribui para a segurança hídrica, para a ressocialização de apenados e para a recuperação de áreas degradadas. E quando a gente combina isso com um esporte tão popular, ajuda a chamar a atenção das pessoas para estas questões”, afirma Alcione.

Diretor-geral da Band Rio, André Marini engrossa o coro que exalta a importância da mensagem que o projeto vai levar para o público:

  • A Band, como a emissora oficial do Campeonato Carioca, está empenhada nessa iniciativa, essencial no processo de restaurar a relação humana com a natureza. E, neste momento, o futebol com a força mobilizadora imensa que tem pode ajudar a formar uma nova geração de protetores e defensores ambientais.

Sobre o Replantando Vida

Unindo preservação ambiental e ressocialização de apenados do sistema prisional estadual, o Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae, produz mudas para a recuperação de matas ciliares e preservação da Mata Atlântica. Somente em 2022, o Replantando Vida doou mais de 250 mil mudas para mais de 50 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O programa mantém sete viveiros florestais no Rio de Janeiro, São Gonçalo e Magé, com capacidade de produzir 1,8 milhão de mudas por ano de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, 40 delas ameaçadas de extinção. Mais dois viveiros serão inaugurados este ano, em Resende e Itaperuna.

Todos os viveiros contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto, aberto e em liberdade condicional, fruto de contrato entre a Cedae e a Fundação Santa Cabrini. Eles recebem remuneração, auxílios transporte e alimentação, além do benefício de redução de um dia de pena a cada três trabalhados. Desde a criação do programa, mais de 6 mil pessoas já passaram pelo Replantando Vida, que é o maior empregador de mão de obra apenada do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tabelinha entre Cedae, Band e Ferj vai transformar gols do Cariocão em árvores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui