Na manhã deste domingo, Tarcísio Motta, candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSOL, firmou seu compromisso com a sustentabilidade ao assinar uma carta-compromisso voltada para a arborização urbana. O evento ocorreu no bairro do Méier, onde o candidato recebeu o apoio de diversos coletivos que participaram da construção do documento.
Tarcísio é o primeiro candidato nesta eleição a assinar a carta, que conta com o respaldo da Fundação Parques e Jardins, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, e da Associação Brasileira de Arborização Urbana. “Todos os envolvidos na criação da carta-compromisso entendem que existe um grande problema ambiental, uma crise climática sem precedentes, e que uma das formas de minimizar o impacto nas cidades é por meio da arborização urbana. Os estudos mostram que há um déficit de um milhão de árvores em toda a cidade”, afirmou Motta.
A carta-compromisso aborda questões cruciais como a melhoria das podas, o replantio de árvores e a necessidade de licenciamento ambiental adequado. Ao assinar o documento, Tarcísio assumiu o compromisso de, caso seja eleito, implementar uma política de arborização urbana que atenda às necessidades ambientais e sociais do Rio de Janeiro.
Bacana o lançamento da cartinha. Talvez o único político “preocupado” com esse tema. O Méier tem um dos piores Índices de Áreas Verdes Ampliado por Habitante – IAVA de 15m2/hab (base2014) enquanto a Ilha do Governador tem 6x mais áreas verdes sendo um lugar praticamente plano. Foram famosas varias reportagens retratando a Dias da Cruz como um dois locais mais quentes do Rio de Janeiro. Sucesso com a empreitada.