O Mandato Coletivo Tarcísio Motta lançou neste dia 25/11, às 18h30, o Observatório da Educação Democrática Carioca, uma plataforma que reúne denúncias de censuras, perseguições e más condições de trabalho e de estrutura física e pedagógica nas escolas do município do Rio de Janeiro. O projeto irá manter um canal direto pelo Whatsapp, o ZapEduca, que possibilitará que educadores e estudantes enviem suas denúncias, que ficarão sob sigilo.
A partir das informações recebidas pelo número (21)97486-6060, a equipe do Mandato Coletivo irá orientar o denunciante e, com sua autorização, entrar em contato com entidades ou movimentos parceiros.
“A iniciativa tem o objetivo não só de proteger, mas também de garantir os direitos para estudantes, profissionais da educação e responsáveis. Escola é um lugar de desvendamento do mundo e de pluralidade de ideias, e não perseguição”, diz o vereador.
São denúncias acolhidas pelo ZapEduca: situações de perseguição política, ameaça à liberdade de cátedra, à autonomia acadêmica, à pluralidade de ideias e concepções pedagógicas, estrutura física e pedagógica e condições de trabalho na rede municipal de ensino.
O Observatório, acessível pela internet, dispõe ainda de uma biblioteca virtual colaborativa e de um espaço destinado à divulgação de relatos sobre iniciativas e práticas de educação democrática. Durante o lançamento, profissionais da educação e estudantes que lutam pela educação pública, gratuita e de qualidade serão homenageados.
Observatório da Educação Democrática
Site.
ZapEduca: (21) 97486-6060
Codinome : Mulher Maravilha Gorda…