Velho conhecido dos eleitores cariocas, Manoel Gilberto da Silva, o “Caçulinha O Amigo do Rio”, como é conhecido pelos leitores cariocas, compete por uma vaga à Câmara Municipal do Rio. No registro da sua candidatura no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma surpresa. No lugar da foto do próprio Caçulinha foi a registrada a foto de um dos Tartarugas Ninjas: o Leonardo, que agora concorre a uma vaga pelo Avante. Quem diria, não é?
O “Caçulinha O Amigo do Rio”, que tem 68 anos, tem uma longa trajetória em competições por cargos públicos. A sua primeira disputa aconteceu em 2006, quando se candidatou a deputado estadual, cargo para o qual também concorreu em 2010, 2014 e 2022, segundo o TSE.
Em 2012, Caçulinha tentou uma vaga na Câmara de Belford Roxo (RJ); e em 2020, tentou na CMRJ – nos dois casos não alcançou êxito. Em 2016, o candidato “competente”, como diria Paulo Maluf, ficou fora do pleito.
Essa não é primeira vez que um candidato concorre a uma eleição usando imagens inusitadas. De acordo com o site Metrópoles, Quivia Janini de Aguiar Melo (PRD), candidata a vereadora por Diadema (SP), registrou a sua candidatura com foto do Pato Donald.
Quivia também concorreu nas eleições de 2020, mas com a foto correta. Na ocasião, ela não conseguiu se eleger.
Diante de ações tão inusitadas, os partidos argumentam que registros de tais candidaturas são de responsabilidade dos diretórios municipais. Além disso, segundo as agremiações, podem ter acontecido erros nos registros das candidaturas.