Tartarugas são encontradas mortas em canal na Barra da Tijuca; causa seria atropelamento por embarcações

Segundo o Instituto Núcleo Maré (Inmar), este mês 5 tartarugas apareceram, sem vida, mutiladas e com o casco quebrado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

Uma ONG na Barra da Tijuca denunciou ao portal de notícias “g1” que tartarugas marinhas estão morrendo no Canal da Joatinga vítimas de atropelamento por motoaquáticas e por embarcações. Segundo o Instituto Núcleo Maré (Inmar), este mês 5 tartarugas apareceram, sem vida, mutiladas e com o casco quebrado.

O caso mais recente registrado pela ONG foi na última quinta-feira (26/10), próximo à Praia dos Amores. Ela tinha 1 metro de comprimento e estava com um corte no pescoço e o casco quebrado.

Quando a maré sobe, as tartarugas entram nas lagoas e acabam sendo feridas pelas hélices das embarcações.

Não são só tartarugas: capivaras e uma infinidade de aves também são vítimas”, afirmou Márcio dos Santos, presidente do Inmar.

A situação foi denunciada pelo Inmar à Patrulha Ambiental, órgão ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima.

A Secretaria de Meio Ambiente e Clima informou ser responsável por fiscalizar atividades danosas ou pesca ilegal. O controle sobre velocidade das embarcações fica a cargo da Capitania dos Portos. Afirmou ainda que segue acompanhando os resultados para tomar as atitudes cabíveis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tartarugas são encontradas mortas em canal na Barra da Tijuca; causa seria atropelamento por embarcações

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui