De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Rio21, a taxa de desocupação do Estado do Rio de Janeiro no terceiro trimestre de 2021 foi de 3,4 pontos percentuais menor do que no terceiro trimestre de 2020.
Como essa taxa diz respeito ao percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho, isso significa que, no último ano, mais indivíduos da população ativa passaram a estar ocupadas. No entanto, o percentual se encontra acima dos valores identificados antes da pandemia.
Em relação ao nível de ocupação, os dados também são positivos. Entre 2020 e 2021, a proporção de pessoas ocupadas dentro da população em idade de trabalhar aumentou. Enquanto no terceiro trimestre de 2020 a taxa era de 44,7%, o mesmo período em 2021 contou com 51,2%.
De forma semelhante, a taxa de participação na força de trabalho também expressou uma melhora no último ano. No trimestre jul-ago-set de 2021, 60,9% da população em idade de trabalhar fazia parte da população ativa, percentual acima do encontrado em 2019, momento anterior a pandemia de COVID-19.