O presidente da Câmara Municipal do Rio (CMRJ), o vereador Carlo Caiado (PSD), promulgou a Lei nº 8.843/2025, que determina a instalação de placas em braille no interior dos taxis que rodam no Rio. A norma, promulgada nesta sexta-feira (28), é de autoria de Welington Dias (PDT).
Pelo texto, as placas devem ter o formato padrão de 4 cm x 7cm, com o registro do número do táxi em suas superfícies.
O material deve ser afixado em locais acessíveis ao toque do passageiro com deficiência visual.
A matéria determina que tanto o passageiro que estiver sentado ao lado do motorista, quanto os que se acomodarem no banco traseiro do veículo devem ter acesso às informações.
O autor da matéria, Welington Dias, reforça que a identificação clara do veículo é essencial para a segurança das pessoas com deficiência visual e para estabelecerem uma relação de confiança entre o motorista e o passageiro.
“Isso não apenas melhora a experiência individual, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades de todos os seus membros”, observa o vereador.
Mais um papel no vidro, teremos visibilidade somente no parabrisa.kkkk
Enquanto isso,os carros de aplicativos circulam livremente com o carro caindo aos pedaços.
Muitas das vezes com contas falsas.
Esses vereadores do Rio de Janeiro,são uma piada mesmo.
Gostam de inventar exigências, mas não inventam soluções práticas que a categoria precisa.
Já que criaram mais um item para nos cobrar, deveriam fazer as tal placas e distribuir para os táxis, ainda vão ser duas, uma na frente e outra atrás, nosso carro não tem mais espaço pra tanta coisa, placas, avisos, lembretes, direitos dos passageiros etc…
Não tem mesmo o que fazer,mais uma exigência que não serve pra nada.