O TEAR, uma instituição que há mais de quatro décadas tem se destacado por meio de atividades destinadas a crianças, famílias e educadores, promove mais uma edição do Círculo da Infância – um encontro anual que enfatiza a importância da imaginação criativa e da poética do brincar em suas diversas manifestações, contribuindo para uma consciência crítica e reflexiva em relação ao papel da cultura da infância na sociedade contemporânea e nas práticas educativas.
Fundado em 1980 como uma escola de arte, o TEAR destaca-se por sua base sólida em valores essenciais, que incluem o desenvolvimento humano, o respeito à diversidade biocultural e o compromisso com dimensões éticas, sociais e culturais. Esses princípios norteiam todas as atividades da instituição, abrangendo uma ampla gama de iniciativas, desde programas de formação em diversas linguagens artísticas até a realização de seminários, eventos culturais e comunitários, espetáculos artísticos, bem como a prestação de assessoria e consultoria.
Uma das notáveis atividades promovidas pelo TEAR é o Círculo da Infância. Nos dias 27 e 28 de outubro – no bairro da Tijuca (Rua Pereira Nunes, 138), o evento traz o tema “Encantarias do Chão”, convidando os participantes a refletirem sobre o tempo-reinado da infância, um período contínuo de renovação e descobertas. A programação promete ser rica e diversificada, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de explorar as diversas facetas da cultura da infância. No dia 27 de outubro, das 18h às 21h, o pedagogo e doutor em Educação, Luiz Rufino, conduzirá uma reflexão intitulada “A língua do Chão”. O professor também é autor de títulos como Histórias e saberes de jongueiros (2018), Pedagogia das Encruzilhadas (2019), e Educação e descolonização (2021).
“O quanto de Brasil conhecemos para nutrir uma disputa por uma educação que faça do chão – não somente das escolas, mas de todo país – um tempo e um espaço encarnados por outras memórias e por outras possibilidades de escrever histórias mais justas? Nessa tarefa são necessários a curiosidade de uma criança que brinca com a terra, a atenção e o respeito de um mateiro, e a sabedoria de um vaqueiro que conversa com os bichos via língua do chão para enveredarmos por aprendizagens que alarguem nossas subjetividades, recupere nossos sonhos e revigorar nossas existências”, declara Luiz Rufino.
Já no dia 28 de outubro, das 9h às 19h, a jornalista, documentarista e escritora com especialização em produção cultural para infância, Gabriela Romeu, nos convida a incursionar pelos “Chãos das Infâncias” e dos Brasis, a partir de canteiros literários, que são um mergulho sensível em suas obras através de vivências poéticas. Ela destaca que as crianças não apenas descobrem o mundo exterior, mas também exploram seu próprio universo interior por meio das muitas maneiras de brincar e narrar que permeiam a vivência em seu pedaço de chão.
“As crianças da Amazônia flecham os rios e reinventam peixes e outras criaturas aquáticas. Nas serras do Ceará, meninos se narram boiadeiros com uma coleção de pedras-bois. As ervinhas do quintal alimentam as brincadeiras e as narrativas das crianças em terras sulistas. Enfim, em um pedaço de chão, ao criar brinquedos com o que adultos chamam de cacarecos, riscar uma calçada acanhada ou rascunhar estradas imaginárias no tapete da sala de um minúsculo apartamento, meninas e meninos constroem e ampliam moradas simbólicas“, declara Gabriela.
Além disso, o seminário também contará com a presença de Mestres Pesquisadores Brincantes da Cultura da Infância, como Vicente Barros e o mestre Orlando, do Boi Brilho de Lucas, que pretendem proporcionar um espaço para rodas de conversa, brincadeiras, histórias, música e dança, permitindo uma experiência completa de imersão na cultura infantil.
O Círculo da Infância é aberto a professores e profissionais de creches, escolas, ONGs, pontos e pontinhos de cultura, centros culturais, salas de leitura, brinquedotecas e a todos os interessados na cultura da infância. Professores da rede pública de ensino têm direito a um desconto de 10% para grupos a partir de 3 pessoas. Para realizar sua inscrição, acesse o link https://bit.ly/Círculo2023_Encantarias_do_Chão
Programação completa:
27 de novembro (sexta-feira), das 18h às 21h
Luiz Rufino – A Língua do Chão, com a participação da livraria Casa na Árvore para a venda de livros do autor.
Com participação da livraria Casa na Árvore
28 de novembro (sábado), das 9h às 19h
9h – Chegança Brincante, com Vicente Barros
9h30 – Canteiros de Obras Literárias: Noite de brinquedos, Diário das águas e Irmãs da Chuva, com Gabriela Romeu
Um convite para incursionar por chãos das infâncias e dos Brasis a partir de canteiros literários, propostas de investigação que são um mergulho sensível nas obras e no processo criativo vivido pela escritora, misturando as histórias e as ervas, os livros e os vestígios dos terreiros. Serão vivências pensadas a partir de diversas linguagens da arte, em sussurros com os segredos da natureza, com as sutilezas das histórias narradas e o universo poético de referências bibliográficas e artísticas.
13h – Almoço
Lançamento do livro: Noite de Brinquedo, de Gabriela Romeu e Antonia Mattos, e venda de livros em parceria com a Ed. Peirópolis
14h – Vicente Barros – Brincar e Celebrar a Infância
14h30 – Gabriela Romeu
17h30 – Brincar Boi e Roda de Conversa, com Mestre Orlando do Boi Brilho de Lucas
Créditos:
Arte: Montagem a partir de ilustrações de Luci Sacoleira
Parceria: Ed. Peirópolis
Apoio: Livraria Casa na Árvore, Ed.Paulinas