Teatro Carlos Gomes já tem data para reabertura

A restauração do teatro inclui a revitalização do Salão Guarani, reformando as colunas em estilo ‘art decor’, novos sistemas de climatização e a modernização dos antigos elevadores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O centenário Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no coração do Centro do Rio, está passando por uma extensa reforma em sua estrutura. Com obras iniciadas em novembro de 2022, a casa de espetáculos, que conta a história do glamour da Praça de Tiradentes, completou 151 anos. Com um investimento de R$ 8,3 milhões, o projeto abrange restauração e adaptações para acessibilidade, visando facilitar a entrada de pessoas com deficiência. A previsão é que o Teatro abra as portas em junho de 2024, como parte da iniciativa de recuperação dos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, em colaboração com a Secretaria de Infraestrutura e a Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe). O teatro terá sua capacidade ampliada de 685 para 755 pessoas.

A restauração do teatro inclui a revitalização do Salão Guarani, reformando as colunas em estilo ‘art decor’, novos sistemas de climatização, prevenção e combate a incêndios, e a modernização dos antigos elevadores. Além disso, serão recuperadas instalações elétricas, hidráulicas, camarins, salas técnicas e plateia. O projeto visa transformar o Carlos Gomes em um teatro tecnológico, com espaços de coworking, rede wi-fi, cafeteria e copa. O edifício, tombado pelo município, integra os Circuitos do Patrimônio Cultural do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Como um dos mais antigos e importantes teatros da cidade, o Carlos Gomes, inaugurado em 1872 como Casino Franco-Brésilien e posteriormente rebatizado em homenagem a Carlos Gomes, compositor de “O Guarani”, desempenha um papel fundamental na preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural do Rio de Janeiro. Em 1988, foi comprado pela prefeitura do Rio de Janeiro

Já pisaram naquele palco grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Grande Otelo, Eva Todor, Bibi Ferreira, Vicente Celestino, Dulcina de Moraes, Procópio Ferreira e Elke Maravilha.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

img 3566 1 Teatro Carlos Gomes já tem data para reabertura
Praça Tiradentes – Foto: Cleomir Tavares / Diário do Rio

Impossível falar do Teatro Carlos Gomes e não considerar seu entorno, um fervo cultural na Praça Tiradentes, criada para ser um grande centro cultural do Rio. A região ainda é formada pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB); Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica; Teatro João Caetano; Real Gabinete de Leitura e Galeria de Arte Gentil Carioca, entre outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teatro Carlos Gomes já tem data para reabertura

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Teatro Carlos Gomes já tem data para reabertura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui