Teatro Casa Grande, no Leblon, ganha placa de Patrimônio Cultural do Rio

O teatro, que tem 56 anos de existência, passará a integrar o Circuito dos Teatros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio inaugura, nesta quinta-feira (12/01), a placa de patrimônio cultural do Teatro Casa Grande, no Leblon. O tradicional teatro de 56 anos havia sido declarado Patrimônio Cultural Carioca no dia 20 de outubro do ano passado, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município. Com a homenagem, o espaço passará a integrar o Circuito dos Teatros do projeto “Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca”, organizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Para celebrar o título, o Teatro Casa Grande preparou uma festa, com direito a estreia de espetáculo. Na quinta-feira, o espaço no Leblon abre suas portas a partir das 18h para um happy hour para a cerimônia de entrega da famosa plaquinha azul. Logo depois, às 21h, tem início a temporada de “Minha Vida em Marte”, solo de comédia estrelado por Mônica Martelli. Estarão presentes no evento representantes da classe artística, como Clarice Niskier, Soraya Ravenle e Zezé Polessa.

O Circuito dos Teatros foi criado para identificar e destacar locais de espetáculos importantes para a cultura carioca e homenagear artistas que se destacaram nos palcos teatrais.  A instalação da placa azul ajuda a resgatar a memória da cidade, eternizando parte de nossa história”, explica Laura Di Blasi, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

O Circuito do Teatro foi criado para identificar e destacar locais de espetáculos importantes para a cultura carioca e homenagear artistas que se destacaram nos palcos teatrais. A instalação das placas informativas, além de prestar homenagens, valoriza o patrimônio cultural e resgata a memória da cidade e da cultura carioca, eternizando nas paredes dos imóveis parte de nossa história.

Advertisement

Leia também

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Desde 2010, os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca começaram a ser feitos por temas que valorizam o patrimônio cultural. Os circuitos deixaram de ser focados em arquitetura e passaram a abranger temas livres, ligados à cultura e à identidade carioca. Por meio da fixação de uma placa informativa, a Prefeitura do Rio seleciona locais de destaque para cada tema. Em cada placa, os visitantes podem saber um pouco mais sobre o local e sua importância para a história da cidade e para o tema em questão.

São 22 circuitos com bens culturais espalhados por toda a cidade. Entre os circuitos, temos: Liberdade, Art-Déco, Cinemas, Trem, Botequins, Águas, Samba, Bossa Nova, Praça Tiradentes, Herança Africana, Choro, Negócios Tradicionais, Literatura e outros.

  • Serviço:
  • Teatro Casa Grande
  • Av. Afrânio de Melo Franco, 290A – Leblon.
  • Quinta-feira, 12 de janeiro
  • 18h às 20h: Happy Hour
  • 18h30: Entrega da placa
  • 20h: Abertura do teatro para público
  • 21h: Estreia “Minha Vida em Marte” (sujeito à lotação)
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teatro Casa Grande, no Leblon, ganha placa de Patrimônio Cultural do Rio

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Teatro Casa Grande, no Leblon, ganha placa de Patrimônio Cultural do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui