Teatro Casa Grande, no Leblon, ganha placa de Patrimônio Cultural do Rio

O teatro, que tem 56 anos de existência, passará a integrar o Circuito dos Teatros

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio inaugura, nesta quinta-feira (12/01), a placa de patrimônio cultural do Teatro Casa Grande, no Leblon. O tradicional teatro de 56 anos havia sido declarado Patrimônio Cultural Carioca no dia 20 de outubro do ano passado, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município. Com a homenagem, o espaço passará a integrar o Circuito dos Teatros do projeto “Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca”, organizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Para celebrar o título, o Teatro Casa Grande preparou uma festa, com direito a estreia de espetáculo. Na quinta-feira, o espaço no Leblon abre suas portas a partir das 18h para um happy hour para a cerimônia de entrega da famosa plaquinha azul. Logo depois, às 21h, tem início a temporada de “Minha Vida em Marte”, solo de comédia estrelado por Mônica Martelli. Estarão presentes no evento representantes da classe artística, como Clarice Niskier, Soraya Ravenle e Zezé Polessa.

O Circuito dos Teatros foi criado para identificar e destacar locais de espetáculos importantes para a cultura carioca e homenagear artistas que se destacaram nos palcos teatrais.  A instalação da placa azul ajuda a resgatar a memória da cidade, eternizando parte de nossa história”, explica Laura Di Blasi, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

O Circuito do Teatro foi criado para identificar e destacar locais de espetáculos importantes para a cultura carioca e homenagear artistas que se destacaram nos palcos teatrais. A instalação das placas informativas, além de prestar homenagens, valoriza o patrimônio cultural e resgata a memória da cidade e da cultura carioca, eternizando nas paredes dos imóveis parte de nossa história.

Desde 2010, os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca começaram a ser feitos por temas que valorizam o patrimônio cultural. Os circuitos deixaram de ser focados em arquitetura e passaram a abranger temas livres, ligados à cultura e à identidade carioca. Por meio da fixação de uma placa informativa, a Prefeitura do Rio seleciona locais de destaque para cada tema. Em cada placa, os visitantes podem saber um pouco mais sobre o local e sua importância para a história da cidade e para o tema em questão.

São 22 circuitos com bens culturais espalhados por toda a cidade. Entre os circuitos, temos: Liberdade, Art-Déco, Cinemas, Trem, Botequins, Águas, Samba, Bossa Nova, Praça Tiradentes, Herança Africana, Choro, Negócios Tradicionais, Literatura e outros.

  • Serviço:
  • Teatro Casa Grande
  • Av. Afrânio de Melo Franco, 290A – Leblon.
  • Quinta-feira, 12 de janeiro
  • 18h às 20h: Happy Hour
  • 18h30: Entrega da placa
  • 20h: Abertura do teatro para público
  • 21h: Estreia “Minha Vida em Marte” (sujeito à lotação)
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui