Teatro Casa Grande, no Leblon, se torna Patrimônio Cultural do Rio

O teatro de 56 anos ganhará uma das já tradicionais plaquinhas azuis e passará a integrar o Circuito dos Teatros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Teatro Casa Grande/Divulgação

A Prefeitura do Rio concedeu ao Teatro Casa Grande, no Leblon, o título de Patrimônio Cultural Carioca. Com o decreto, publicado no Diário Oficial do município, o teatro de 56 anos ganhará uma das já tradicionais plaquinhas azuis e passará a integrar o Circuito dos Teatros do projeto “Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca”, organizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Esta é a terceira placa do Circuito dos Teatros, que ainda em 2022, homenageou o centenário de nascimento da grande atriz e cantora Bibi Ferreira, com uma placa de patrimônio instalada na Avenida Rui Barbosa 664, no Flamengo, onde morou. A primeira placa do Circuito prestigiou o Teatro Rival, do Centro, em 2014.

O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, levou em consideração a importância do Teatro Casa Grande, inaugurado em 1966 com o nome “Café Teatro Casa Grande”, para a história do Rio e para o cenário cultural do município e do país. A placa destaca essa importância, ao informar que o teatro “se tornou espaço de debate e resistência durante o regime militar, vindo a ser conhecido como território livre da democracia no Brasil”.

O Circuito do Teatro foi criado para identificar e destacar locais de espetáculos importantes para a cultura carioca e homenagear artistas que se destacaram nos palcos teatrais. A instalação das placas informativas, além de prestar homenagens, valoriza o patrimônio cultural e resgata a memória da cidade e da cultura carioca, eternizando nas paredes dos imóveis parte de nossa história.

Advertisement

Desde 2010, os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca começaram a ser feitos por temas que valorizam o patrimônio cultural. Os circuitos deixaram de ser focados em arquitetura e passaram a abranger temas livres, ligados à cultura e à identidade carioca. Por meio da fixação de uma placa informativa, a Prefeitura do Rio seleciona locais de destaque para cada tema. Em cada placa, os visitantes podem saber um pouco mais sobre o local e sua importância para a história da cidade e para o tema em questão.

São 22 circuitos com bens culturais espalhados por toda a cidade. Entre os circuitos, temos: Liberdade, Art-Déco, Cinemas, Trem, Botequins, Águas, Samba, Bossa Nova, Praça Tiradentes, Herança Africana, Choro, Negócios Tradicionais, Literatura e outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teatro Casa Grande, no Leblon, se torna Patrimônio Cultural do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Teatro Casa Grande, no Leblon, se torna Patrimônio Cultural do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui