Teatro Casa Grande tem cessão de uso renovada pelo Governo estadual

O Teatro está inserido na vida cultural do Rio há mais de 50 anos e também é conhecido pelo espaço dedicado à política

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Teatro Casa Grande/Divulgação

O Teatro Casa Grande, obteve a renovação da cessão de uso do Governo do estadual. A medida foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (04/10) e garante a continuidade do funcionamento do espaço cultural que há mais de 50 anos, está inserido na vida cultural do carioca.

Desde 2019, o teatro não havia obtido a renovação da cessão, que tem validade de 10 anos. Para finalmente ser realizada a renovação, foi necessário passar por um longo processo burocrático, já que o teatro é privado e é tombado como teatro, mas fica localizado em um terreno que pertence ao governo do estado, que recebe aluguel.

A notícia foi divulgada nas redes sociais do Casa Grande.

Antes de ser obtida a renovação, a Secretaria de Cultura lançou, em 2020, um edital contendo mudanças de regras e exigências para funcionamento do Teatro, que determinava, por exemplo, que a programação exibida deveria passar por uma aprovação prévia da secretária. No entanto, este ato foi considerado como ameaça à liberdade de expressão e artística.

Em oposição as regras da Secretaria de Cultura, em janeiro de 2020, a classe artística realizou uma manifestação na porta do local. No encerramento do evento, foi feito um abraço simbólico ao teatro, com a participação de artistas e intelectuais como Maitê Proença e Zuenir Ventura.

O Casa Grande além de espaço artístico, é considerado um símbolo de resistência democrática. Durante o regime militar, pessoas se encontravam no local para realizar conversas políticas, tendo, inclusive, sediado debates e reuniões históricas que contribuíram para a redemocratização do país e a consolidação das liberdades políticas e sociais.

O engajamento político ligado à arte fez com que Tancredo Neves batizasse o espaço como “Território livre da democracia no Brasil”. Frase essa, que permanece em um grande cartaz no foyer do Teatro.

Diante de toda sua história, o Teatro Casa Grande, agora com a renovação da cessão de uso garantida está otimista com o futuro da casa. Para obter informações das peças em cartaz, basta acessar o site do teatro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teatro Casa Grande tem cessão de uso renovada pelo Governo estadual
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Teatro Casa Grande tem cessão de uso renovada pelo Governo estadual
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui