A reinauguração do Teatro Ipanema, ocorrida na última quinta-feira (04/07), marcou a volta de um ícone cultural da Zona Sul carioca. O local, que passou uma ampla reforma e modernização, foi aberto ao público e rebatizado agora com o nome de seu fundador, o ator, diretor e produtor cultural Rubens Corrêa.
O novo Teatro Ipanema Rubens Corrêa contou com a reforma completa da plateia, a troca das poltronas e tratamento acústico, além de novos camarins e área de backstage, reforma dos banheiros, foyer e café. O local ainda recebeu um novo sistema de climatização e de controle de incêndio e pânico. Além dessas áreas o teatro também ganhou uma reforma completa em toda a sua infraestrutura de cenotécnica. Ou seja, um novo sistema de som, luz e vídeo, novas vestimentas cênicas e modernização do sistema de varas de luz e cenário, que passarão a ser motorizadas.
Inaugurado em 1968, o teatro é fruto de uma longa e duradoura amizade. Desde os anos 1950, a devoção ao teatro uniu Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque, sócios por quase 30 anos do Teatro Ipanema, construído em um terreno onde ficava a casa da mãe de Rubens Corrêa. Por essa razão o teatro ganha esse novo nome, assim também como a sala de espetáculos que passa a se chamar Ivan de Albuquerque e Leyla Ribeiro. Leyla foi a mulher de Ivan.
O Teatro é mais uma das 22 entregas do Cultura do Amanhã, programa da Secretaria Municipal de Cultura, que vem implementando obras de reforma, modernização e requalificação em um terço dos seus 60 equipamentos culturais.