Teatro XP no Jockey se reinventa como Teatro Prio: a casa de espetáculos reabre no dia 06 de outubro

O espaço, um dos mais modernos da cidade, conta com novo patrocínio mas continua sob direção do grupo BonusTrack, dos sócios Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
João Guilherme Magalhães (Foto: Divulgação)

O Teatro XP, no Jockey, que está fechado desde o final de agosto para reformas, vai reabrir no dia 6 de outubro e agora passa a se chamar Teatro Prio. A casa de espetáculos, uma das mais modernas da cidade, conta com novo patrocínio mas continua sob direção do grupo BonusTrack, dos sócios Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer, com gestão de João Guilherme Magalhães – responsável por alguns dos maiores shows internacionais do país, como as turnês de Paul McCartney, Elton John, Beyoncé, Rihanna, Coldplay, Miley Cyrus, Sade, Bob Dylan, Eric Clapton, Roger Waters, Stevie Wonder, Rolling Stones, além de festivais como MITA e Doce Maravilha e projetos como: Caetano Veloso e Maria Gadú, Paralamas & Titãs Juntos e Ao Vivo, Los Hermanos, Capital Inicial 4.0, além da reunião de 40 anos dos Titãs.

“Nossa proposta é expandir a experiência de ir ao teatro. Além de assistir aos principais espetáculos de teatro e shows de grandes artistas, o público vai encontrar aqui todo o conforto de um espaço com tecnologia de ponta, em um ambiente privilegiado. Nossa área externa é um cartão postal da cidade, aos pés do Corcovado, e com a vantagem de garantir a mesma segurança e conforto dos teatros indoor, dentro dos shoppings”, diz o empresário João Guilherme Magalhães, gestor do teatro.

A grande novidade do Teatro Prio é que o espaço, que tem curadoria de Caio Bucker, passará a ter na programação shows e eventos musicais, além das tradicionais peças teatrais. A programação musical promete surpreender o público com repertórios originais. Já está confirmada, para 12 de dezembro, uma apresentação única do grupo Os Garotin, formado por Anchietx, Cupertino e Léo Guima.

Teatro Prio projeto Teatro XP no Jockey se reinventa como Teatro Prio: a casa de espetáculos reabre no dia 06 de outubro
Arte – Layout do hall do novo Teatro Prio (Divulgação)

“Minha proposta é uma curadoria que fuja um pouco da forma tradicional. É mais que montar uma agenda de programação: é criar uma estética e um diálogo entre as produções e o público, misturar espetáculos premiados com estreias nacionais, artistas consagrados com a nova geração. Assim, reafirmamos o lugar do teatro como uma arte democrática. O foco será sempre numa programação de primeira linha, com peças, shows e eventos musicais”, afirma o curador do teatro, o produtor cultural Caio Bucker.

Advertisement

A programação teatral terá início com a peça “Ilíada”, de Homero, com Daniel Dantas e Letícia Sabatella, e direção de Octavio Camargo. Sucesso de público e crítica, o espetáculo volta ao palco do Jockey e ficará em cartaz por dois finais de semana, de 6 a 15 de outubro. Em seguida, o público poderá assistir a mais uma temporada do aclamado “Virginia”, monólogo escrito e estrelado por Claudia Abreu e dirigido por Amir Haddad, inspirado na vida e na obra de Virgínia Woolf. O espetáculo será apresentado de sexta a domingo, de 20 de outubro a 26 de novembro. 

A plateia do teatro – com capacidade para 362 lugares – e o palco italiano de aproximadamente 60 m2 não sofrerão mudanças estruturais. Já o lobby foi modernizado com o novo projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Pitá Rio. As paredes refletem a natureza e ganharam texturas simulando o mar, além de luzes azuis de LED e plantas. O resultado é um ambiente moderno, dinâmico e “instagramável”. Em breve, a área externa lateral ao teatro contará com um novo lounge com bar, que abrigará eventos e funcionará como uma extensão do teatro, ampliando a gama de eventos disponíveis.

As mudanças refletem a parceria com a patrocinadora PRIO, maior empresa brasileira independente de óleo e gás. O projeto pretende combinar arte, tecnologia e natureza em um ambiente moderno e tecnológico. 

“Esse é o nosso modo “I Love PRIO”, que reflete a paixão pela cidade em que nascemos e pelas iniciativas que apoiamos e acreditamos serem capazes de fazer a diferença. A inauguração do Teatro Prio é parte de um propósito e terá muitas novidades pela frente”, explica Gabriel Hackme, gestor de Projetos Incentivados e Patrocínios da PRIO.

Localizado no coração da Zona Sul, em um dos pontos de maior efervescência cultural da cidade, o antigo Teatro do Jockey foi fundado em 1920. Em 2001, passou a integrar a rede de teatros da Prefeitura do Rio e virou palco do Centro Municipal de Referência do Teatro Infantil. Ficou fechado de 2015 a 2017, quando passou a contar com uma gestão privada e foi completamente revitalizado antes de reabrir com o nome de Teatro XP Investimentos, instituição financeira que patrocinou o espaço nos últimos seis anos e meio. Tem como diferencial a segurança, ainda que não esteja localizado dentro de um shopping, e também conta com estacionamento rotativo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teatro XP no Jockey se reinventa como Teatro Prio: a casa de espetáculos reabre no dia 06 de outubro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Teatro XP no Jockey se reinventa como Teatro Prio: a casa de espetáculos reabre no dia 06 de outubro
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui