Elementos históricos da Igreja da Candelária são descobertos durante restauro

Uma pintura original de 1882, assinada pelo pintor João Zeferino da Costa e um respiratório estavam escondidos durante anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A imponente Igreja da Candelária, um dos pontos de referência mais emblemáticos do Rio, está passando por uma restauração em um espaço específico que revelou elementos originais escondidos em seu interior. O templo religioso, querido por muitos cariocas, está sendo revitalizado para preservar sua beleza histórica e arquitetônica.

O objetivo principal da reforma era refazer o forro das paredes, que apresentavam fissuras e cores desbotadas, além de restaurar o altar do consistório. Durante os trabalhos no interior da igreja, foram encontradas descobertas surpreendentes que enriquecem ainda mais sua história.

img 5458 1 Elementos históricos da Igreja da Candelária são descobertos durante restauro
Igreja da Candelária – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Enquanto recuperavam o consistório, espaço utilizado para reuniões e assembléias, os técnicos da empresa contratada para o restauro, fizeram uma descoberta impressionante, juntamente com o arquivista da Irmandade: uma pintura original de 1882, assinada pelo renomado pintor João Zeferino da Costa. Essa obra neoclássica retrata anjos entoando hinos e lançando flores ao Santíssimo Sacramento, e passou por um processo de proteção assim que foi encontrada.

Além da pintura, também foi descoberto um respiradouro, item inédito em prédios da região. Sua função é facilitar a ventilação entre o forro e a sala, contribuindo para a circulação de ar e a conservação das obras de arte expostas na sala.

Advertisement

Datada de 1898, a Igreja da Candelária possui um rico histórico de 123 anos de construção. Com estilo barroco, sua origem remonta a uma promessa feita por Antônio Martins da Palma e sua esposa, Leonor Gonçalves, que, após sobreviverem a uma tempestade durante uma viagem marítima, prometeram erguer uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Candelária no primeiro porto seguro que alcançassem. O casal cumpriu sua promessa ao aportar no Rio de Janeiro, onde construíram a capela.

Ao longo dos séculos, a Igreja da Candelária passou por diversas reformas e revitalizações, sempre mantendo a preservação de seus aspectos arquitetônicos originais e sua importância como um marco histórico e religioso na cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Elementos históricos da Igreja da Candelária são descobertos durante restauro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Elementos históricos da Igreja da Candelária são descobertos durante restauro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado pela excelente notícia – amo a Igreja da Candelária e torço para que a pintura de José Zeferino da Costa seja toda restaurada. Nem sabia que estava acontecendo isso tudo na Candelária.

    Mas, aproveito o ensejo para mais uma vez ALERTAR: Para o, para assim dizer, COMPLETO ABANDONO da IGREJA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, que fica na rua do Rosário com Av. Rio Branco! É UMA IGREJA HISTÓRICA – TALVEZ COM MAIS DE 200 ANOS – E DEVE ESTAR SE DETERIORANDO POR DENTRO…POIS JÁ SÃO PRATICAMENTE 04 ANOS QUE ESTÁ FECHADA…AH MESES ATRÁS DERAM “UMA MÃO DE CAL” NA IGREJA EM SEU ENTORNO…E NADA!

    VAI SER MUITO TRISTE SE ALGO RUIM ACONTECER COM ELA – JÁ VENHO DESDE O ANO PASSADO ALERTAR SOBRE ESTE ABANDONO…NESTE JORNAL – UM VERDADEIRO ESPAÇÕ DEMOCRÁTICO. MAS, OS RESPONSÁVEIS NÃO SE PRONUNCIAM.

    Sonho, por assim dizer, com o dia em que o DIÁRIO DO RIO anunciar como notícia a “REABERTURA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE” e se for o caso…toda restaurada.

    Obrigado DIÁRIO DO RIO, por sempre aceitar os meus alertas em relação à esta IGREJINHA…e vamos torcer para que DOM ORANI, DUDU PAES ou SEJA LÁ QUEM FOR OS RESPONSÁVEIS PELA IGREJA (UMA ORDEM TERCEIRA?) se movimentem para tudo isso ter um final Feliz.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui