TEDxRio no Vivo Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

TEDXRioO Rio de Janeiro será o foco principal de uma das mais importantes conferências mundiais sobre tecnologia, o TEDXRio que acontece terça que vem no Vivo Rio. O evento pretende ser uma plataforma de conexão de ideias e pessoas que contribuam para um Rio de Janeiro melhor.

 

O evento organizado independente sob licença do TED Conferences, fórum que desde 1984 transmite experiências e inspira projetos em todo o mundo. Assim como no fórum que acontece todo ano na Califórnia e atualmente reúne ícones de diferentes áreas como Bill Gates, Bono Vox e Phillip Starck, com o objetivo de doar conhecimento e seguindo a missão de “idéias que merecem ser espalhadas”.

Advertisement

O TEDxRio terá entre seus palestrantes nomes como  Armínio Fraga, André Urani, Oskar Metsavaht, Rodrigo Arboleda, as médicas Rosa Célia e Vera Cordeiro além de representantes do Queremos. A Petrobras e o Banco Itaú são os patrocinadores do TEDxRio, além das parcerias com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio. "

 

A conferência será transmitida ao vivo pelo site do evento. Ao todo serão 23 palestras divididas em quatro blocos:

1 – VISÕES –  Ideias visionárias (começa às 9h42 e termina às 11h):

• Ricardo Guimarães – reconhecido como pioneiro do conceito de branding como abordagem de gestão para organizações em ambientes de constante mudança, trabalha com clientes como: Santander, Vivo, Natura, TAM, CPFL, BM&FBOVESPA, Globo, Rossi, Afroreggae, entre outros, além de escrever para a revista Trip.

• Rique Nitzsche e Paulo Reis – Dupla de amigos com experiência compartilhada em projetos e em Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas complexos visando uma melhor experiência humana e um mundo mais sustentável

• José Pacheco – Educador português, coordenador da Escola da Ponte, reconhecida instituição que foge dos modelos tradicionais de educação.

• João Marcello Bôscoli – Músico, produtor e presidente da Trama, sempre trabalhou com entretenimento – como músico, apresentador, arranjador, produtor e diretor musical. Pedro Mariano, Claudio Zoli e Banda de Pífanos de Caruaru, entre muitos outros

• Rodrigo Arboleda – co-criador da revista Wired e CEO da organização One Laptop per Child, que busca diminuir as diferenças na educação a partir da inclusão social.

• Carlos Roberto Osório – Secretário-geral da candidatura Rio 2016, é atualmente secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos.

2 – PEQUENOS GIGANTES – iniciativas pessoais que ajudaram a transformar a realidades (começa às 11h48 e termina às 12h57).

• Jorge Lopes – 3D em gestantes – desenvolveu um projeto que alia exames de ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada. As imagens captadas são transformadas em modelos matemáticos e, no último passo, viram modelos 3D com a chamada prototipagem rápida, que é a tecnologia para impressão tridimensional.

• Jaílson de Souza e Silva – Geógrafo, Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é secretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenador-geral do Observatório das Favelas.

• Hélder Araújo – Membro da comunidade TED Internacional e organizador do TEDx São Paulo e do TEDx Amazônia. Desenvolveu trabalhos para World Food Program e World Health Organization e é cofundador do BUSK.com e da WEBCITIZEN.com.br.

• Alex Silva de Souza – funcionário do Itaú há nove anos, começou na empresa atendendo clientes Private Label. Hoje trabalha com microcrédito em comunidades carentes ajudando empreendedores. O nível de inadimplência em sua área hoje é de 0,79 %

• Thelma Fraga – Juíza há 15 anos, criou o Projeto Grão, que ajuda na reintegração dos detentos à sociedade.

• Rafael Mellin – Diretor e produtor de tv, publicidade e documentários. Fascinado por imagens em movimento e apaixonado pelo mar. Iniciou a carreira aos 17, dirigindo documentários sobre surfe, viajando por mais de 25 países em busca de ondas. Já recebeu diversos prêmios por suas produções. Desenvolve projetos associando o surf e a cidade.

3 – LEVEZA RIO – A diversidade e a criatividade carioca (começa às 15h04 e termina às 16h12)

• Christian de Castro – Produtor do longa Rio, Eu Te Amo

• Sérgio Besserman – Economista, ambientalista e membro do Conselho Diretor da ONG WWF-Brasil. Atual Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro.

• Não Conta Lá em Casa (Programa Multishow) – Leondre, Pesca, UFO e Fran – Quatro amigos encaram muitas aventuras e descobertas ao buscarem os destinos de viagem mais inóspitos do planeta.  O objetivo é desbravar, vivenciar e aprender com lugares como Iraque, Coréia do Norte, Bósnia, Somália, Afeganistão, Kosovo e por aí vai! Uma despretensiosa (e interessante) aula de política, geografia, empreendedorismo e coragem apresentada por quatro jovens viajantes em busca de conhecimento.

• Oskar Metsavaht – criador da Osklen e do Instituto e-brigade, transitando entre áreas como moda, audiovisual, design de mobiliário, ações socioambientais e expedições.

• Christian Aranha – Co-Fundador da Cortex Intelligence e coordenador do CortexLabs, núcleo de pesquisa e inovação do Rio de Janeiro referência internacional na área de Web 3.0, Web Semântica e Inteligência Artificial.Fundador da Cortex Intelligence.

• Alexandre Kassin e Marcelo Camelo – Alexandre Kassin é produtor musical, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Marcelo Camelo é compositor, cantor, guitarrista e violonista. Ficou conhecido como vocalista e guitarrista da banda de rock Los Hermanos. Atualmente, segue em carreira solo.

4 – RIO, PRÓXIMO CAPÍTULO – caminhos para um Rio melhor. (começa às 17h10 e termina às 18h30)

• Armínio Fraga – Economista, ex-presidente do Banco Central do Brasil, foi diretor-gerente da Soros Fund Management em Nova York, vice-presidente da Salomon Brothers, Nova York e economista-chefe e gerente de operações do Banco Garantia. É sócio fundador da Gávea Investimentos e presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa.

• Dra. Rosa Célia Barbosa – Fundou em 1996 a Fundação Pró Criança Cardíaca. Está prevista para o segundo semestre de 2011 a inauguração do Hospital Pró Criança. Desde a fundação mais de 16.000 crianças já foram atendidas.

• Queremos –  Bruno NatalO Queremos é uma ferramenta de mobilização, focada no financiamento e divulgação de eventos, através da qual o público compra e garante a realização de um evento, podendo até ser reembolsado integralmente se a venda de ingressos for um sucesso. Miike Snow, Belle & Sebastian, Mayer Hawthorne, Two Door Cinema Club e Vampire Weekend são artistas que tocaram no Rio através desse sistema.

• Dra. Vera Cordeiro – Depois de trabalhar mais de 10 anos no Hospital da Lagoa, a médica fundou em 1991 a Associação Saúde Criança. Em 2005, Vera foi considerada pela revista Forbes a mulher mais influente no Brasil na área de Saúde.

• André Urani – Economista e atual presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade e autor do livro “Trilhas para o Rio”, um estudo científico sobre problemas e soluções relativos à rotina da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TEDxRio no Vivo Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui