Teleférico da Providência retomará operações após oito anos de inatividade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Habitação - SMH (2014).

Após oito anos inativo desde 2016, o Teleférico da Providência está passando por testes diários e logo retomará suas operações. Moradores locais relatam que o transporte tem sido testado regularmente desde a semana passada, com a promessa de reinauguração neste sábado. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) não confirma oficialmente a data de reabertura, mas garante que o equipamento está na “fase final de testes”.

A comerciante Rita da Silva, de 45 anos, reside na Providência e trabalha no Terminal Américo Fontenele, próximo à estação Central do teleférico, compartilhou com o Jornal O Globo sua ansiedade para retomar os passeios nas gôndolas. “A falta dele interfere em tudo. Quando vou ao mercado, preciso pagar um mototáxi para chegar em casa. Será a maior alegria subir com as compras de teleférico”, destacou a comerciante.

Outra vantagem do teleférico, com paradas na Central, Providência (estação Américo Brum) e Gamboa, é que as pessoas não terão mais a necessidade de caminhar pelo túnel João Ricardo para acessar a clínica da família ou a escola. Inaugurado em 2014 para facilitar o deslocamento dos moradores, o teleférico tem capacidade para transportar mil pessoas por hora em cada sentido.


Segundo informações, o município planejava investir pelo menos R$ 5,7 milhões na reforma física das três estações, com previsão para o ano de 2022. Em comunicado, a CCPar informou que a data oficial de reabertura será anunciada em breve, e destacou que o teleférico ficou inoperante a partir de 2016 devido à falta de renovação do contrato pela Prefeitura na gestão subsequente (2017).

Advertisement

Segundo informações do Jornal O Globo, em 2022, o presidente da CCPar na época, Gustavo Guerrante, mencionou que a previsão da prefeitura era que as gôndolas estivessem em funcionamento pelo Centro do Rio até meados de 2023, o que não se concretizou.

A empresa austríaca Doppelmayr estava realizando testes nos equipamentos para avaliar as condições de conservação do sistema, visando possíveis substituições de engrenagens ou outras peças. A revitalização prevista incluía reformas físicas nas três estações, como recuperação de fachadas, substituição de vidros quebrados, revisão dos elevadores e nova sinalização de orientação, adaptada às mudanças urbanas ocorridas durante o período desativado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teleférico da Providência retomará operações após oito anos de inatividade
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Teleférico da Providência – Mobilidade dos turistas que visitam nosso Patrimônio Histórico.

    Acho que o Teleférico da Providência deveria funcionar em horário integral, pois é também um equipamento turístico. Ele funcionava de Segunda a Sexta-feira, das 07:00 h às 19:00 h, e aos Sábados, das 08:00 h às 14:00, o que dificultava a mobilidade dos moradores e dos turistas que visitavam nosso patrimônio histórico. Seu funcionamento em horário integral facilitará também o transporte de todos que vivem ou frequentam aquela região.

    Quando o Teleférico da Providência funcionava, eu o pegava sempre, pois acho-o um transporte muito prático e a visão que se tem de um local pouco conhecido do Rio de Janeiro é mesmo incrível: de um lado, você vê a cadeia de montanhas do estado, o Porto do Rio de Janeiro e a Igreja da Penha; do outro lado, você vê o Cristo Redentor e todo o Centro da cidade.

    Era só saltar na Central, e após caminhar dois minutos dentro da Central (e saindo pelos fundos da estação), já estávamos na estação do Teleférico. Era super seguro, bem policiado, bem organizado, as gôndolas eram iguais às europeias (eram fantásticas): era um local de primeiro mundo, com atendentes prestativos e solícitos para orientar sua utilização.

    Quando fui lá, saltei na Gamboa (Estação final que fica na lateral da Cidade do Samba), na Rua Rivadávia Correia: andei uns dois minutos em frente e virei à direita na Rua Pedro Ernesto. Aproveitei para visitar outra vez o Instituto dos Pretos Novos e o antigo Centro Cultural José Bonifácio, atual MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira.

    Esta estação fica ao lado da Cidade do Samba e do Galpão Gamboa (antigo projeto teatral do Marco Nanini na região portuária do Rio – http://t.co/5Q97HLWX7D).

    Enfim, o Teleférico da Providência é um achado para se conhecer melhor esta parte de nossa cidade.

    Para ver o que fica nas cercanias da Rua Pedro Ernesto, vejam o site: https://www.tripadvisor.com.br/AttractionsNear-g303506-d2291153-Hotel_Barao_de_Tefe-Rio_de_Janeiro_State_of_Rio_de_Janeiro.html

    Recomendo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui