Temendo acidentes, subprefeitura da Zona Sul desliga painel publicitário em Copacabana

A medida foi tomada levando em consideração demandas de moradores do bairro da Zona Sul carioca, segundo o subprefeito Flávio Valle

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Painel de led na esquina da Rua Figueiredo Magalhães com Av. Nossa Senhora de Copacabana / Reprodução: A Janela

Painéis de publicidade são comuns em bairros adensados de grandes capitais, mas no Rio de Janeiro o uso de tais equipamentos ainda gera polêmica. Em Copacabana, um painel digital instalado na esquina da Rua Figueiredo Magalhães com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana foi pessoalmente desligado pelo subprefeito da Zona Sul do Rio de Janeiro, Flavio Valle, nesta sexta-feira (21).

De acordo com Flavio Valle, a medida foi tomada levando em consideração demandas de moradores do bairro da Zona Sul carioca. Em vídeo veiculado nas redes sociais, o subprefeito justificou a ação como uma medida de segurança para motoristas e pedestres.

“É uma rua muito adensada, passa muito carro, e poderia, a qualquer momento, gerar um acidente,” disse Flávio Valle.

O site A Janela informou que, em conversa com a assessora de imprensa da Subprefeitura da Zona Sul, Cris Lobo, tomou conhecimento de que a reclamação sobre a presença do equipamento publicitário teria partido do presidente da Sociedade Amigos de Copacabana (SAC), Horácio Magalhães. Em mensagem à Prefeitura, Magalhães teria afirmado: “ao atravessar a rua fui olhar para os efeitos do painel e quase fui atropelado”.

Advertisement

Segundo o veículo, Flávio Valle teria tentado acessar cópias de autorizações, como a liberação da CET-Rio sobre os impactos da presença do painel no trânsito, e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), para a colocação da estrutura na marquise, não tendo conseguido localizar nenhuma documentação que liberasse a instalação do equipamento digital, que é de responsabilidade da empresa paulista WeOOH By LedWave, em parceria com a carioca Rima Publicidade. Ao não identificar documentações de autorização para o uso do painel, o poder público municipal tomou a decisão de desativá-lo.

Por meio de nota, a WeOOH by LedWave afirmou que as suas operações “são feitas dentro da legalidade e regulamentações estaduais, federais e municipais”. Ela disse ainda que acionou o seu corpo jurídico e que empenhará esforços para esclarecer os fatos.

De acordo com o veículo, esta não é a primeira vez a Prefeitura do Rio tenta embargar a presença de painéis da OOH digital na cidade. Ainda esta semana, o poder público municipal teria cancelado autorizações para exibição de conteúdo publicitário digital em várias várias bancas de jornais da cidade. A proibição foi publicada no Diário Oficial do Município.

Vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro deram início, em novembro de 2021, a uma discussão do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 57/2021, para elaborar uma nova regulamentação da publicidade de mídia exterior na cidade. A votação, no entanto, não aconteceu até o presente por vários motivos, sendo um deles o de estarmos em ano eleitoral.

Um dos autores do PLC, o vereador Rafael Aloísio Freitas (Cidadania) disse ao site que o texto do Projeto ainda deve passar por alterações para que possa a ir à votação nos próximos meses. Os vereadores Jorge Felippe (União) e Dr. Gilberto (PODE) são coautores do PLC.

Segundo A Janela, a Prefeitura já havia feito uma tentativa de regulamentar o uso dos equipamentos, em 2020, através do Decreto 47.417, no qual um dos itens admite que os painéis de led possam ser afixados em bancas de jornais e revistas. A falta de um estudo sobre o impacto que uso de tais mídias poderia causar no trânsito é o entrave para que a Secretaria de Ordem Pública e a CET-Rio autorizem a instalação dos painéis em algumas regiões da cidade.

O site A Janela repercutiu a manifestação contrária de uma internauta em relação à medida da Prefeitura.

 “Times Square eh um acidente atrás do outro então, né?”, afirmou @natashapugliesi.

As informações são do site A Janela. Leia a matéria na íntegra: https://www.janela.com.br/2022/10/21/subprefeito-da-zona-sul-desliga-painel-de-dooh-em-copacabana/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Temendo acidentes, subprefeitura da Zona Sul desliga painel publicitário em Copacabana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui