A onda de calor e tempo seco continua a castigar o Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11/09), com temperaturas máximas de até 40°C e níveis críticos de umidade relativa do ar, que devem variar entre 21% e 30%, segundo o sistema Alerta Rio. Essa combinação eleva significativamente o risco de incêndios florestais, com 59 municípios do estado já classificados em situação de risco muito alto pela Defesa Civil.
Na quarta-feira, Irajá, na Zona Norte, registrou a maior temperatura do inverno, alcançando 40,4°C às 14h40, enquanto a umidade do ar caiu para 11,8%, colocando a cidade em estado de emergência. Até então, o recorde de calor havia sido registrado no dia 23 de agosto, em Guaratiba, Zona Oeste, com 38,9°C.
Para os próximos dias, a previsão é de céu limpo ou com pouca nebulosidade, sem chuvas até sexta-feira, com ventos fracos a moderados.
Risco de incêndio florestal
Entre os municípios em risco muito alto de incêndio florestal estão Cabo Frio, Búzios, Campos dos Goytacazes, Paraty e Angra dos Reis. Além disso, a capital e outras 32 cidades estão em nível elevado de risco para incêndios, o que demanda atenção redobrada das autoridades e da população.
Previsão para o fim de semana
No sábado, ventos úmidos vindos do oceano devem aumentar a nebulosidade na cidade do Rio no fim do dia, mas não há previsão de chuvas. As temperaturas continuarão elevadas e os ventos, moderados.
Cuidados durante o tempo seco
- Beba bastante água.
- Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h.
- Use soro fisiológico nos olhos e no nariz para evitar o ressecamento.
- Aplique protetor solar.
- Evite queimar lixo e mato.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
Desculpa esfarrapada para esconder os incêndios provocados pelos criminosos.