Tempo ruim deixa bairros variados sem luz na cidade

Sem luz, moradores reclamam e ex-parlamentar fala da dificuldade da Light homologar painéis solares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
CC0 Public Domain - Foto: Px Here

Se chover, o problema é sério… É assim que os moradores da Rua Itabaiana, no Grajaú, têm ironizado a fragilidade de um transformador da Light na região: A falta de energia elétrica tornou-se uma rotina sempre que há ventania ou o tempo fecha. “Não nos recomendam sair de casa, mas ficar em casa significa passar calor, ver comida estragando. É impossível depender de delivery e de um simples leque“, reclama um morador idoso, que preferiu não se identificar.

Na internet, outro residente do arborizado bairro, José Octavio Ortigão, desabafa em seu próprio perfil da Light. “Perigoso é abastecer a geladeira, confiando no fornecimento de energia! Após 36 horas sem energia, a luz retornou por apenas dez horas… e se foi novamente. No alto da Grajaú-Jacarepaguá, já acumulamos 120 horas sem luz este mês. Perigoso é confiar“, relata.

Grajau Jacarepagua 1 Tempo ruim deixa bairros variados sem luz na cidade
Estrada Grajaú-Jacarepaguá foi um dos pontos sem luz durante do fim de semana por mau tempo – Divulgação / Prefeitura do Rio

Além do Grajaú, também houve queixas de falta de luz durante o fim de semana em bairros como Taquara, que ficou sem energia por quatro horas seguidas no domingo, e Praça Seca, onde a região ficou sem energia desde quarta-feira até o momento do fechamento desta matéria no domingo. “As equipes vão até o local, dão uma olhada e vão embora sem resolver“, relata Josias Barbosa sobre a situação na Rua Chácara.

Em fevereiro, a Ilha do Governador foi um dos bairros mais afetados pela falta de energia, mas, pela internet, a consumidora Erica Queiroz, de 23 anos, denuncia o descaso há uma semana na região dos Bancários, no mesmo bairro.

Advertisement

Nas redes sociais, o ex-deputado estadual Alexandre Knoploch também relata que ficou sem luz no último sábado. Morador da Grande Tijuca, Knoploch ainda menciona a burocracia enfrentada para instalar placas solares, uma fonte de energia limpa. “A Light não aprova a instalação dos painéis solares, leva meses para aprovar e, assim, você não pode usá-los. Tudo isso para não perder a receita da conta de luz que você paga. Isso vai contra o que o Brasil precisa para atender à demanda energética“, salienta o ex-parlamentar.

Desde o último dia 20, foi determinado que as concessionárias de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro irão ressarcir os consumidores em caso de “apagões” de quatro horas ou mais por dia. A resolução, publicada no Diário Oficial pelo secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ainda estipula que as empresas também são obrigadas a informar aos clientes, detalhadamente, as datas e os horários em que foram afetados pela falta de energia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tempo ruim deixa bairros variados sem luz na cidade
VIAAmanda Raiter
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui