Temporada de navios de cruzeiro 2023/24 promete bater números de 2022

Primeiro embarcação a chegar, o Scenic Eclipse é um iate de luxo, com capacidade para atender apenas 228 hóspedes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Scenic Eclipse / Divulgação

O Píer Mauá começa a receber, a partir desta sexta-feira (27), os navios de cruzeiro da temporada 2023/2024. O primeiro a chegar será o Scenic Eclipse, iate de luxo com capacidade para atender apenas 228 hóspedes. No sábado (28), aporta, no Rio, o MSC Preziosa, projetado para transportar 4.379 passageiros.

Devem atracar no Píer Mauá, até maio do ano que vem, 37 embarcações: 28 estrangeiras e nove nacionais. Do total de navios, quatro visitam a capital fluminense pela primeira vez.

Entre outubro e novembro, a previsão é de que o terminal receba 10 navios com uma movimentação aproximada de 32.760 turistas.

A tendência da atual temporada é ultrapassar os resultados extremamente positivos da temporada anterior, quando foram injetados R$ 996,2 milhões na economia fluminense pelos 410.063 passageiros que desembarcaram de 35 navios. No total, as embarcações realizaram 117 escalas em seus trajetos.

Advertisement

A previsão para este ano é de que os gigantes dos mares façam 120 atracações no Píer Mauá: 69 escalas nacionais e 51 internacionais. Além disso, o Píer também receberá embarcações simultâneas em várias datas, entre elas: 31 de dezembro, Carnaval (11 a 13 de fevereiro), 24 de fevereiro e 03 de março. Todas elas com quatro navios.

O movimento dos navios deixa esperançosos todos os comerciantes das proximidades da Orla Conde e do Polo Gastronômico da Praça XV, que durante o ano ganhou o reforço de pelo menos 3 novos restaurantes e galerias de arte, além da restauração da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que recebe milhares de visitantes por mês para visitar a bala de canhão da revolta da Armada de 1893, assim como a imagem milagrosa de Nossa Senhora da Fé, que, atingida pelo projétil, caiu de 25m de altura e só quebrou dois dedinhos. A região é um polo turístico em franco crescimento e ganhou mais policiamento, além das câmeras da startup Gabriel.

Scenic Eclipse e MSC Preziosa

Luxuoso iate de expedição, o Scenic Eclipse foi projetado para levar turistas de alto padrão a destinos exclusivos e remotos, como o Ártico ou a Antártida. Construído no estaleiro Uljanik, em Pula, ao norte da Croácia, o navio foi inaugurado em agosto de 2019, contendo heliporto, submarino para exploração subaquática, academia, teatro, spa, suítes espaçosas e restaurantes gourmet.

O monumental MSC Preziosa, por sua vez, conta com parque aquático composto de cinco piscinas e toboágua de 120 metros de comprimento, projetado para fora do navio, que também tem cassino, spa, pista de boliche, cinema 4D, teatro e quadra poliesportiva.

O MSC Preziosa fará cruzeiros nacionais de 3 a 5 noites, passando Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo SC). A embarcação também fará cruzeiros internacionais de seis a sete noites, passando Búzios (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ilhéus (BA), Punta del Este (Uruguai), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), comembarques serão em Santos (SP).

Com Informações e imagem do Diário do Porto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Temporada de navios de cruzeiro 2023/24 promete bater números de 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui