Temporal afeta abastecimento de água no Grande Rio

A medida emergencial foi adotada para controlar a qualidade da água captada nos mananciais que o compõem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os sistemas Guandu e Acari, administrados pela Cedae, continuam operando com capacidade reduzida nesta segunda-feira (15/01), após o impacto de um forte temporal na Região Metropolitana do Rio durante o último fim de semana. Essa redução afeta diretamente a distribuição de água pela Águas do Rio nessas áreas.

No domingo (14/01), a Cedae precisou reduzir drasticamente a produção no Sistema Guandu devido a alterações na qualidade da água bruta captada no Rio Guandu e processada na estação de tratamento em Nova Iguaçu, um dos municípios mais afetados pelas chuvas recentes. Responsável por 80% do abastecimento da Capital e Baixada, o sistema atingiu 19% da capacidade ontem e opera com 54% nesta segunda-feira (15/01).

O Sistema Acari, também operado pela Cedae, teve sua operação interrompida no sábado (13/01) devido às chuvas. A medida emergencial foi adotada para controlar a qualidade da água captada nos mananciais que o compõem. No domingo (14/01), com a melhoria da qualidade da água em algumas represas, a operação foi parcialmente retomada. O Sistema Acari, composto por represas na Serra do Tinguá, fornece água para parte da Baixada Fluminense.

Na Baixada Fluminense, devido às chuvas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri, sob gestão da Cedae, teve sua operação parcialmente paralisada no último sábado (13/01) e totalmente interrompida no domingo (14/01), suspendendo o abastecimento em todo o município.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Regiões afetadas: Rio de Janeiro (Centro e zonas Norte e Sul), Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.

A concessionária orienta seus clientes a fazerem uso consciente da água, adiando tarefas de alto consumo e reservando água para atividades prioritárias. A empresa esclarece que o fornecimento será normalizado gradativamente após o restabelecimento integral da produção de água.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Temporal afeta abastecimento de água no Grande Rio

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui