Tentar se distanciar da família Brazão é tratar o eleitor carioca como imbecil

Não há demérito em ter se associado aos Brazão. O verdadeiro problema reside na tentativa de fingir que as relações entre Eduardo Paes ou Cláudio Castro e os Brazão se limitavam a contatos puramente partidários

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Parece que, ao cantar “Ela adora me fazer de otário“, Lobão estava retratando a relação entre os políticos do Rio de Janeiro e seu eleitorado. O caso dos Brazão, com suas nomeações tanto no Governo do Estado do Rio quanto na Prefeitura do Rio, ilustra claramente como nossos governantes parecem ter abandonado até o esforço de construir uma narrativa convincente para nos persuadir.

Como entender que Brenno Carnevale, secretário de Eduardo Paes, tenha afirmado que, assim que foram confirmadas as investigações contra Chiquinho Brazão, o prefeito agiu prontamente com a exoneração, e assim lavando as mãos. No entanto, intrigantemente, no dia seguinte, ocorreram várias outras exonerações na mesma secretaria, e uma aliada de confiança de Paes, Marli Peçanha foi nomeada.

Enquanto isso, o G1 noticia sobre a influência dos Brazão no governo estadual, e a desculpa apresentada é sempre a mesma: indicações políticas pelo partido União Brasil. Novamente, “lava-se as mãos”.

Advertisement

Isso demonstra um desrespeito flagrante à inteligência do eleitor. É notório em nosso estado a substituição de ideologias partidárias por agrupamentos políticos específicos — com as notáveis exceções do PT, PSOL e Novo. No caso do União Brasil, o que observamos é um conglomerado de interesses particulares disfarçados de política. Uma verdadeira sopa de entulho da politicagem brasileira.

Oxalá se houvesse transparência sobre essas indicações, admitindo-se os erros e esclarecendo a origem das mesmas. A família Brazão, dispersa por diversos partidos, era conhecida por honrar seus compromissos, o que tornava seus membros parceiros políticos altamente procurados. Nenhum político pensava duas vezes antes de apertar a mão deles. Valia o combinado.

Não há demérito em ter se associado aos Brazão. O verdadeiro problema reside na tentativa de fingir que as relações entre Eduardo Paes ou Cláudio Castro e os Brazão se limitavam a contatos puramente institucionais. Sabemos que isso não passa de uma farsa; eles eram, e provavelmente ainda são, influentes mobilizadores de votos em Jacarepaguá, uma vantagem que ninguém quer perder.

O que se torna insustentável é continuar subestimando a percepção dos eleitores. Seria mais digno admitir abertamente as indicações e reconhecer que, embora dois membros do clã Brazão sejam os principais implicados, os demais não deveriam ser automaticamente responsabilizados pelos mesmos erros. Um pouco de honestidade intelectual não apenas é possível como necessário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tentar se distanciar da família Brazão é tratar o eleitor carioca como imbecil
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem por mim tanto faz nunca votei neles e nem em indicados por eles , se prefeito e governador temem rabo preço com eles e problema deles também não votei e nem votaria em nenhum dos dois .

  2. Não tem demérito? Reconhecidamente criminosos de casos anteriores a esse. Um dos irmãos inclusive ameaçou de morte cidinha campos muito antes do caso marielle. Que vergonha isso estar escrito no jornal.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui