Terceira ‘Nave Satélite’ do Rio de Janeiro é inaugurada em Santa Cruz

Esta unidade prevê atender cerca de 450 pessoas por mês com cursos, oficinas e workshops gratuitos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação SMCT

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, anunciou a inauguração da Nave Satélite de Santa Cruz, situada no CIEP Major Manuel Gomes Archer, na Zona Oeste do Rio. E este novo espaço tecnológico foi criado com o objetivo de proporcionar inclusão digital, inovação tecnológica e acesso à internet para a população, além de oferecer oportunidades de qualificação em tecnologias da informação para jovens e adultos por meio de cursos, oficinas e workshops gratuitos voltados ao mercado de trabalho.

A implantação da Nave Satélite em Santa Cruz faz parte da estratégia da Prefeitura do Rio para disseminar esses espaços interativos, buscando acelerar e estimular o desenvolvimento digital, científico e tecnológico entre os moradores da cidade do Rio de Janeiro. E estima-se que a unidade irá atender cerca de 450 pessoas por mês.

Tatiana Roque, a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, ressaltou a missão do projeto: “Nossa missão é dar acesso à tecnologia e garantir inclusão digital para todas as pessoas. Estamos dando oportunidade de qualificação para a população carioca. Com certeza, esse novo equipamento será um instrumento de muitas conquistas para a comunidade de Santa Cruz.”

A Nave Satélite de Santa Cruz é a terceira inaugurada este ano na cidade do Rio de Janeiro. As primeiras foram implementadas no CIEP Dr. Nelson Hungria, em Paciência, no mês passado, e no CIEP Deputado Ulysses Guimarães, em Sepetiba, na semana passada.

Advertisement

O projeto envolve a renovação das bibliotecas originais dos CIEPs, transformando-as em ambientes equipados para permitir que pessoas de diferentes públicos tenham acesso e aprendam a utilizar ferramentas de mídias digitais.

Inicialmente, serão oferecidos cursos como Informática para o Primeiro Emprego, Excel Básico e Aprendendo a Mexer no WhatsApp. E além disso, duas oficinas estarão disponíveis para os usuários: Como Não Cair em Golpes na Internet e WhatsApp para seu Negócio, com direito a certificados para os participantes. A Nave Satélite de Santa Cruz funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h, oferecendo acesso livre à internet com o suporte de uma equipe especializada.

A estrutura é composta por dois pavimentos, totalizando uma área de 360m² e oferece diferentes ambientes:

  • Recepção: Com totem de autoatendimento para cadastro dos usuários.
  • NaveLab: Mesa para 12 alunos, com bancada para equipamentos.
  • Lounge: Espaço para utilização de dispositivos pessoais e leitura, com sofás.
  • Conforto Digital: Áreas individuais com puffs e tablets para navegação.
  • Lantable: Mesa com oito módulos para utilização livre dos equipamentos.
  • Área Externa: Espaço com mesa e bancos para os usuários. Todos os ambientes são climatizados e acessíveis, incluindo elevador para o segundo pavimento.

A Nave Satélite de Santa Cruz está localizada no CIEP Major Manuel Gomes Archer, na Rua Cabo Saulo Vasconcelos, em Palmares, em Santa Cruz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Terceira 'Nave Satélite' do Rio de Janeiro é inaugurada em Santa Cruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui