Teresópolis conquista o primeiro lugar na Região Serrana em ranking de transparência pública

No Estado do Rio de Janeiro, a cidade subiu da 61º para 5º posição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Teresópolis se destacou novamente no quesito transparência pública, nos âmbitos regional, estadual e nacional. O município alcançou 78,71% no índice do Radar da Transparência Pública 2023, divulgado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), na última semana. A média dos municípios brasileiros atingiu o percentual de 59,69% e a média das cidades do Rio de Janeiro chegou a 54,39%. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade subiu de 61º para 5º, levando em conta o Poder Executivo. Esse resultado torna a Prefeitura de Teresópolis a mais transparente da Região Serrana em 2023.

O desempenho da gestão do prefeito Vinicius Claussen subiu, em relação ao índice divulgado no ano passado, de 65,43% para 78,71%. O Prefeito enfatizou que a gestão criou uma força-tarefa para tornar Teresópolis um dos municípios mais transparentes do Estado, envolvendo diversas estruturas, entre elas, as secretarias de Controle Interno e de Ciência e Tecnologia.

Esse resultado é fruto de um esforço coletivo de toda a Prefeitura e que não para por aqui. Vamos continuar trabalhando para que Teresópolis avance ainda mais no ranking, possibilitando cada vez mais a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões”, disse Vinicius Claussen.

O Radar é uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com os demais Tribunais de Contas e outras entidades.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência. Entre as dimensões analisadas pela Atricon estão acessibilidade, informações institucionais e prioritárias, Ouvidoria, licitações, LGPD e Governo Digital.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teresópolis conquista o primeiro lugar na Região Serrana em ranking de transparência pública

Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui