A população de Teresópolis, ne região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, comemora a Semana Santa com fortes sinais de intensa fé. Na quinta-feira (14.04), foi encenada a Via Sacra, na Praça de Santa Teresa, no Centro da cidade. O evento marca um momento importante de integração entre a comunidade local e a tradição e os valores cristãos.
A encenação da Paixão de Cristo, comoveu os espectadores presentes, que puderam reviver a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, a santa ceia, o julgamento e morte na Cruz e, finalmente, a sua Ressurreição de filho de Deus. A Paixão de Cristo foi reencenada nesta sexta-feira (15.04), às 18h, e será encenada novamente, no sábado de aleluia, às 21h. O evento é uma realização do Instituto Saber e conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e da Paróquia da Matriz de Santa Teresa.
Padre Jorge Medeiros, pároco da Matriz de Santa Teresa, convidou todos os cidadãos e amigos de Teresópolis para celebrar a programação da Semana Santa na Igreja, como testemunho da fé em Cristo e em sua Ressureeição.
“A Semana Santa começa com a tradicional abertura, como o Domingo de Ramos. E, em Teresópolis, esse lugar abençoado por Deus, esse lugar tão bonito, nós teremos na Matriz de Santa Teresa, momentos inesquecíveis, onde vamos rezar, por você e a sua família, e pelo mundo inteiro. Teremos toda a programação da Semana Santa, e também o grande espetáculo da encenação da Paixão de Cristo, do qual participam mais de 80 atores e um cenário muito bem preparado, com o apoio de toda cidade e de alguns empresários. O mais importante, no entanto, é viver a Páscoa, que é vida nova, de paz e de muito amor,” disse Padre Jorge Medeiros.
O produtor rural e administrador, Pedro Werneck, enfatizou a importância da programação religiosa na cidade, além de destacar o papel desempenhado pelo Padre Jorge Medeiros na organização do evento. Pedro Werneck destaca ainda a importância do fortalecimento dos valores familiares e cristãos da comunidade de teresopolina.
“A Matriz de Santa Teresa, em Teresópolis, está revivendo uma solenidade tradicional da cidade, que é a encenação da Paixão de Cristo e da Via Sacra. A encenação acompanha o Calvário de Cristo, a sua crucificação e a sua Ressurreição. Esse é um momento em que a fé cristã relembra e reaviva um dos seus grande mistérios. A Matriz de Santa Teresa, através do Padre Jorge Medeiros, que desenvolve muitas atividades na cidade, organizou uma encenação muito bonita para celebrar esse momento tão importante para a fé cristã. Os moradores da cidade e visitantes estão participando dos eventos com muita contrição e gratidão. No domingo pela manhã, celebraremos a missa de Páscoa, para qual todos estão convidados e serão bem recebidos para reaviar os princípios e a fé cristã”, afirmou Pedro Werneck.
A Via sacra é encenada há 8 anos pela equipe de teatro do Instituto Saber, e tem como objetivo o fortalecimento da cultura cristã, além de realizar a evangelização através da história da Paixão de Cristo.
Ao Diário de Teresópolis, Cléo Jordão, destacou a importância de valorizar a prática e a cultua religiosa da comunidade, com o emprego dos talentos dos moradores da cidade. A secretária relembrou ainda as dificuldades pelas quais os cidadãos teresopolitanos passaram durante o período de pandemia, quando todo o cotidiano foi mudado, e os eventos socais foram suspensos.
“Esse exercício é uma prática religiosa que já faz parte da cultura da comunidade, e entendemos que essas tradições culturais precisam ser valorizadas e mantidas. Com o apoio da Prefeitura, buscamos valorizar, através dos artistas locais, aquilo que Teresópolis transborda, como sua cultura, suas cores, seu povo e, com isso fomentar a nossa cultura local. Foi um momento de exaltação à fé e de renovar esperança na volta à normalidade. Passamos dois anos sem poder ter eventos na cidade devido à pandemia, mas agora nossas tradições religiosas e culturais voltam com toda a energia,” declarou Cléo Jordão os jornal.