O Parque Lage, localizado no Jardim Botânico, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, é conhecido por sua extensa e exuberante área verde – uma das principais da cidade, diga-se de passagem – e seu famoso palacete. Pouca gente sabe, no entanto, que o casarão, conhecido por sua icônica piscina e um bistrô charmosíssimo que oferece café da manhã e almoço, tem um terraço que pode ser visitado.
Para tal, é necessário gastar ao menos R$ 10 na loja de souvenirs existente dentro do palacete, pertencente à Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. A arrecadação visa a manutenção da instituição, que realiza um trabalho voltado, além do campo artístico visual contemporâneo, a áreas como música, dança, cinema, teatro, literatura e poesia. Realizada a compra e querendo conhecer o terraço, um funcionário da EAV será deslocado exclusivamente para acompanhar o visitante ao espaço.
Vale ressaltar que a visita acontece de maneira breve, isto é, não é permitida a permanência no local por muito tempo. Isso acontece, segundo a assessoria do Parque Lage, pois o 2º andar do palacete, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é vedado à livre visitação pública por questões de segurança, pois não há funcionários disponíveis para controlar o fluxo de pessoas no espaço.
SERVIÇO
Parque Lage
- Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
- Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 16h
- Telefones: (21) 2334-4297 | (21) 2334-8111
- E-mail: ouvidoria.eavparquelage@gmail.com
- Site