Terreno em Guaratiba que seria sede da JMJ deve ser novo autódromo do Rio

O Projeto propõe diversas intervenções na região para abrigar o projeto, como a criação de novas estações de BRT e incentivo a atividades culturais e shows quando não estiverem acontecendo corridas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Área entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz é a prevista para o projeto Google Maps / Reprodução

O Rio de Janeiro pode voltar a ter um autódromo para receber corridas de carros e motos. Isso porque um projeto de lei publicado no dia 22 de março no Diário Oficial da Câmara do Rio, prevê a construção de um “autódromo parque” em Guaratiba, na Zona Oeste. O projeto estabelece o trecho do Rio Piraquê, situado entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, como local de construção. Trata-se do terreno onde seria a sede da JMJ, local que tem o empresário Jacob Barata como um dos sócios. A área, que é imensa, tem dois milhões de metros quadrados.

O texto propõe diversas intervenções na região para abrigar o projeto, como a criação de novas estações de BRT e incentivo a atividades culturais e shows quando não estiverem acontecendo corridas. Investidores imobiliários da região têm se mostrado animados com a possível valorização do bairro, que está com preços estagnados a décadas e sofre com invasões a imóveis e a irregularidade fundiária.

Recentemente uma casa construída em cima de uma rua na Estrada da Pedra, junto a uma antiga estação da Cetel, foi demolida. A área tem sofrido com fraudadores que vendem ilegalmente lotes de terras, o que vem sendo investigado pela polîcia. Um homem chamado “André” vem vendendo lotes com documentos falsificados.

O presidente da Câmara e da Frente Parlamentar em defesa no novo autódromo, Carlo Caiado, comentou sobre o projeto: “o automobilismo atrai turistas, gera emprego e movimenta toda uma cadeia produtiva. E essa é uma região que precisa de investimentos. Vamos debater com responsabilidade, mas entendendo a importância desse autódromo para o Rio”, disse.

Advertisement

O novo autódromo pode ser construído mais de 10 anos após a desativação do autódromo Nelson Piquet, que deu lugar ao Parque Olímpico em 2012. Min antigo autódromo chegou a sediar por muitos anos competições da Fórmula 1 aqui no Rio. Seu entorno era bastante deserto, e era comum ver muitos carros de auto-escolas nas ruas em volta, tendo suas cercanias se tornado um grande polo de aulas de direção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Terreno em Guaratiba que seria sede da JMJ deve ser novo autódromo do Rio
Advertisement

11 COMENTÁRIOS

  1. A prefeitura, tem que concluir a obra do Jardim Maravilha,que o prefeito e o presidente da Rio águas, mostraram um projeto bacana lá no Brizolão em junho de 2022 é só fizeram obra em torno do BRT,nas casinhas rua Letícia continuam sem saneamento básico!

  2. A matéria não cita, mas alguém se lembra do que aconteceu nesse terreno para não ter sido feita a missa do Papa na JMJ? Peçam ajuda a profissionais de engenharia e topografia, mas não é por acaso que (quase) nada é construido ali. Vai ser bacana carros correrem num autódromo num local como esse, mas o custo de correção do terreno será gigantesco. Parabéns aos envolvidos.

  3. O fato de um autódromo ser uma atração turística onde estiver instalado e inegável. No Rio, onde estava instalado, desde 1966, jamais falaram em impacto ambiental. Ao meu ver pura conversa fiada de quem não gosta de automobilismo. Um autódromo não resume-se apenas em uma praça desportiva para puro lazer. O local, na verdade, é um laboratório, para desenvolvimento de diversos componentes de veículos, os quais irão proporcionar maior durabilidade e segurança para o usuário comum. Desta maneira, o automobilismo deveria ser considerado um esporte de utilidade pública. No extinto autódromo diversos fabricantes de peças, incluindo fabricantes de pneus, alugavam o autódromo, em dias de semana, para desenvolver e testar componentes para veículos que fabricavam. No Rio, o autódromo onde estava localizado, ficava no nível do mar, diferentes dos demais, suponho, que ficam no interior e em altitude. O Rio, com um autódromo de nível internacional, terá, então, mais um plus em atração turística, além do que já possui naturalmente.

  4. E pensar que o Dudu Paes jurou de pés juntos que o Autódromo de Jacarepaguá só seria demolido depois que o novo estivesse pronto e funcionando. Deixaram demolir uma pista que tinha um bom traçado, que os pilotos gostavam e não vai ser tão cedo que vá sair outra.

  5. Menos árvores, mais concreto, asfalto e querosene lançado ar (quando, e se, houver algum evento automobilístico por lá). Para quem está sofrendo com o calor e precisando urgentemente refrescar o ambiente, o mínimo que se pode dizer desta decisão é que trata-se de uma burrice atroz. Como centenas de milhões de ‘dinheiros’ nos bolsos de empresários calhordas também estão envolvidos, a mistura de burrice com bandidagem dá o tom perfeito deste inferno que somos obrigados a engolir.

  6. Terreno esse que era um Manguezal e afunda na primeira chuva.O palco afundou na missa do Papa,que foi transferida,Guaratiba não precisa de autódromo.

  7. Se for desenvolvido e administrado pela iniciativa privada, eles que se virem. São outros tempos, o Brasil é coadjuvante, deixou de ser protagonista, ninguém se empolga mais, não tem piloto competitivo, será boa coisa? Se não for mais uma farra de dinheiro público como as Olimpíadas e Copa, ok. Maracanãzinho, sambódromo, terreirão do samba ficam às moscas o ano inteiro.

  8. Gostaria de saber qual o impacto ambiental desse autódromo. Gostaria de saber quem administrará tal autódromo se ele vier a ser construído. Por fim, gostaria de saber se o Rio quer construir esse autódromo porque tem pretensão de sediar o GP de Fórmula 1. Lembro que São Paulo tem contrato para sediar a F1 até 2030. Não sabemos se, depois disso, São Paulo ainda manterá o desejo de continuar sediando a F1. Mas lembro que, depois que perdeu a F1, o Rio tentou, sem sucesso, sediar a Fórmula Indy e a Motovelocidade. Nenhum deu grande público. E, mesmo a F1, não tem um público na cidade como tem em São Paulo, que já sedia a F! há muitas décadas.

    • Pois é Sergio. Não vejo essa possibilidade imediata pra automobilismo a nível internacional. Talvez Stock Car e Fórmula Truck. A questão da demanda e interesse do carioca pela modalidade também tem que ser levada em conta além da questão ambiental. Se querem chamar de autódromo parque, isso deve prever o menor impacto ambiental possível. Mas aí dificulta o uso para outras atividades pagas, o que atrairia a iniciativa privada. E o Rio não é uma Alemanha que tem seu Nurburgring que sobrevive só de automobilismo. O Brasil não tem calendário pra isso. Há anos que eu penso que a melhor opção para o automobilismo no Rio seria um circuito de Rua, que inclua principalmente o aterro do Flamengo mas tavez outras regiões. Nunca me debrucei a fundo no assunto pra tentar planejar algo palpável. Mas acho interessante, até por que a paisagem natural dos cartões postais do Rio são nossa grande marca.

        • Eu também já imaginei isso muitas vezes. De fato é um local amplo o suficiente para comportar um evento desses. O problema é o caos no trânsito que isso provocaria, pois as avenidas teriam que ser interditadas por pelo menos 4 dias, desviando todo o fluxo para ruas mais estreitas, o que seria um horror. Como alternativa, os eventos poderiam ser realizados na segunda quinzena de julho, aproveitando o recesso das escolas e universidades. O clima na cidade também é muito mais ameno nessa época.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui