Conhecido pela boemia e pelo samba, o bairro da Lapa, na Região Central do Rio, está prestes a ganhar um novo e inusitado vizinho musical. A Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) anunciou a criação do Museu do Rock, um espaço dedicado à exploração e celebração da evolução do rock nacional, suas lendas e momentos marcantes.
O novo museu será um ponto de encontro para os amantes do rock, oferecendo exposições permanentes e temporárias, locais interativos, salas de projeção, auditórios, loja de suvenires e áreas para eventos culturais e performances musicais ao vivo. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva e educativa sobre a trajetória do rock no Brasil.
O prédio, um moderno edifício de três andares, será erguido em um terreno localizado na Rua da Lapa, 49. Com vidraças na fachada e uma réplica de uma guitarra sobre a entrada, o design promete se destacar na via do bairro. Atualmente, o terreno é utilizado como estacionamento, mas é de propriedade do Governo do Estado e, além de abrigar o museu, será a nova sede da Funarj.
A licitação para escolher a empresa responsável pela construção do edifício ainda será realizada, marcando o início de um projeto que promete revitalizar ainda mais a região.
Embora a cidade do Rio de Janeiro seja mundialmente conhecida pelo samba, o rock também desempenha um papel fundamental no cenário cultural do município. O Rio sempre foi pioneiro em festivais e shows do gênero, se destacando principalmente pelo icônico Rock In Rio, que já teve 22 edições realizadas na cidade.