Tesouros do Rio: cinco lugares incríveis fora dos roteiros turísticos

Os lugares ideais para turistas em busca de experiências únicas na cidade maravilhosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praias de Copacabana e Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Rafael Catarcione

No Rio de Janeiro, opções de lazer e passeios nunca faltam. Com tantas atividades e locais incríveis, alguns até afirmam ser impossível aproveitar tudo em uma única viagem, mesmo que seja de uma semana. Porém, na hora de planejar o roteiro, muitas pessoas acabam deixando de lado verdadeiros tesouros da cidade maravilhosa, desconhecendo sua existência.

Pensando nisso, o Diário do Rio selecionou cinco lugares imperdíveis, ideais para turistas que buscam experiências diferentes e desejam escapar dos tradicionais passeios como o Pão de Açúcar, Copacabana ou o Cristo Redentor. Embora esses pontos turísticos sejam excelentes, nada se compara à sensação de explorar novos ambientes.

Este roteiro é perfeito para quem tem tempo limitado na cidade ou para aqueles que desejam descobrir lugares menos conhecidos. Ao concentrar as atividades em poucos dias, você terá mais tempo livre para aproveitar a cidade sem a necessidade de um planejamento detalhado.

1. The Maze Rio

Advertisement

Localizado na comunidade Tavares Bastos, no Catete, o The Maze é um espaço único na cidade. Após um longo período fechado, o espaço reabriu suas portas para os visitantes, sendo altamente fotogênico e conquistando o público através da vista privilegiada para o Pão de Açúcar.

O ambiente é todo revestido por mosaicos e abriga um restaurante, centro cultural e artístico, além de ser palco de shows e um hostel. Quanto à segurança, tanto a comunidade quanto o mirante são considerados seguros.

É possível também realizar o “tour da casa”, onde uma guia conduz o grupo pela propriedade, contando um pouco sobre o dono, Bob Nadkarni, e a história do local. Após a visita guiada, os visitantes têm a liberdade para andar pelo mirante e tirar fotos.

O lugar funciona das 13h às 17h, permitindo visitas sem necessidade de agendamento durante esse período, mediante o pagamento de R$10 na entrada. O acesso ao The Maze é através do transporte público, utilizando o metrô e depois procurando pelas vans de transporte coletivo na rua Tavares Bastos, que levam até o topo da comunidade.

00a5e38bd5f26c0c9a4ade04b0981fa7 Tesouros do Rio: cinco lugares incríveis fora dos roteiros turísticos
The Maze tem uma vista exuberante para a Zona Sul do Rio – Foto: Divulgação

2. Casa de Rui Barbosa

A Casa Rui Barbosa é um espaço que preserva a memória de um dos grandes nomes da história do nosso país, sendo uma excelente opção para os amantes de passeios culturais.

Localizado no bairro de Botafogo, este ponto turístico foi inaugurado em 1930, em uma das chácaras onde Rui Barbosa morava.O local abrange aproximadamente 9.000 m² e conta a trajetória do membro-fundador da Academia Brasileira de Letras.

O local é considerado o primeiro museu-casa do país, é apresenta uma arquitetura colonial, com uma fachada e um jardim repleto de história. Além disso, conta com um acervo de cerca de 1550 objetos, expostos no interior do ambiente. Para encerrar o passeio, o lugar conta com bistrô para tomar um café.

O museu fica próximo à estação de metrô de Botafogo. O funcionamento ocorre das 10h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 14h às 18h aos sábados, domingos e feriados. Vale ressaltar que o jardim fica aberto todos os dias das 8h às 18h.

casa rui barbosa Tesouros do Rio: cinco lugares incríveis fora dos roteiros turísticos
A Fundação Casa de Rui Barbosa está situada em uma das poucas áreas verdes do bairro de Botafogo – Foto: Alexandre Macieira/ RioTour

3. Forte Duque de Caxias

O Forte Duque de Caxias (FDC) está localizado no alto do Morro do Leme, em uma área de proteção ambiental, cercado pela Mata Atlântica. O passeio oferece uma oportunidade única de explorar tanto a riqueza histórica quanto a beleza natural da região.

Construído originalmente entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, durante o período em que o Brasil era parte do Império Português, o forte era anteriormente chamado de Forte do Vigia ou da Espia, pois não possuía artilharia e servia para alertar outras fortificações sobre a chegada de navios na cidade.

Do local, é possível contemplar diversas atrações da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, praia de Copacabana e Niterói.É possível agendar visitações mediadas em grupo e às terças-feiras a entrada é gratuita. É proibida a entrada sem camisa, com roupa de banho ou roupa que atente contra o pudor.

visao 4 Tesouros do Rio: cinco lugares incríveis fora dos roteiros turísticos
Vista por dentro do Forte – Foto: Exército Brasileiro

4. Casa Firjan

A Casa Firjan é um palacete histórico que já serviu como residência para a família Guinle e agora é um centro de exposições e cursos da Firjan, voltado para a inovação e o futuro da indústria carioca. Este espaço é um ambiente aberto para conectar pessoas, promovendo debates e compartilhamento de conhecimento sobre inovação, empreendedorismo, criatividade e novos modelos de negócios.

As visitas mediadas apresentam os principais temas discutidos no local, além de curiosidades sobre sua história, a família, o processo de restauração e a arquitetura do lugar. O espaço também abriga um restaurante que já foi eleito 13 vezes como o melhor café da manhã do Rio de Janeiro.

O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 19h, com entrada permitida até às 18h30. Está localizada nas ruas Guilhermina Guinle, 211, e Dona Mariana, 19, em Botafogo. A visitação é gratuita.

IMAGEM VISITE Tesouros do Rio: cinco lugares incríveis fora dos roteiros turísticos
Casa Firjan vista do alto – Foto: Divulgação

5. Museu Chácara do Céu

Localizado no bairro de Santa Tereza, o Museu da Chácara do Céu possui uma história que começa em 1876, quando o local era conhecido como Chácara do Céu. A residência, herdada por Raymundo Ottoni de Castro Maya em 1936, foi demolida em 1954. Em seu lugar, o arquiteto Wladimir Alves de Souza projetou um imóvel com características modernas.

O museu abriga coleções de arte de diversos períodos e origens, tendo destaque para obras de artistas como Candido Portinari e Jean-Baptiste Debret, além de livros raros. As peças estão distribuídas pelos três pavimentos do museu.

Além das exposições permanentes e temporárias, o museu conserva dois cômodos que mantêm a mobília e o ambiente originais, preservando assim a atmosfera de residência do local.

O local fica na Rua Murtinho Nobre, 93. Abre diariamente das 12h às 17h, exceto às terças-feiras. A entrada custa R$ 8.

museu Tesouros do Rio: cinco lugares incríveis fora dos roteiros turísticos
Museu é uma pérola escondida em Santa Teresa – Foto: Gov.Br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tesouros do Rio: cinco lugares incríveis fora dos roteiros turísticos
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui