Thaís Ferreira: é o racismo a origem do caos na Lapa

Vereadora Thais Ferreira fala sobre o desemprego e miséria serem partes da paisagem como os próprios Arcos da Lapa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Por: Thaís Ferreira

Na Lapa estão aos milhares pessoas em situação de rua, dependendo todos os dias de quentinhas que são entregues por organizações civis. Desemprego e miséria são partes da paisagem como os próprios Arcos.

Estão ali várias crianças indo e vindo em situação de trabalho infantil, no horário em que deveriam estar na escola. Os adolescentes negros frequentemente estão empurrados para o trabalho informal, onde entram em contato com o universo adulto antes de terem maturidade para fazer escolhas adequadas, nesta fase que para jovens brancos é classificada como “típica de rebeldia”. 

O contexto na Lapa é de uma população negra abandonada à própria sorte, com jovens sem perspectiva, inteligentes, mas fora da sala de aula, e adultos capazes, talentosos, fazedores de cultura e economia, que no entanto se vulnerabilizam na informalidade, em pequenos bicos, somando-se à população que corre mais riscos com insegurança alimentar, problemas de saúde, depressão, suicídio e a violência.

Advertisement

A mão do Estado – com menos diferença entre períodos com governos de esquerda e de direita do que nós esperávamos – jamais interveio nesta região no sentido de ocupar os agentes públicos de resolver as carências. O cadastramento, por exemplo, de quem fica perambulando pela região é incipiente.

Alguém poderia citar que muitos estão por ali porque se tornaram dependentes químicos e que, portanto, seria preciso “internar”. Só que os centros de atendimento psicossocial na região, se alguém não sabe, estão em péssimas condições, com atendimento precário, e ainda por cima subordinados a uma lógica religiosa fundamentalista – que não é, com certeza, o tratamento mais moderno e eficaz que existe disponível. Tanto que vários passam por esses centros e não conseguem sair da situação de dependência.

Outra ideia que algumas pessoas têm é que o povo de rua é o problema, e que “ele não quer ir pro abrigo”. Gente, esse discurso é desesperador. Porque não há vagas! As poucas vagas que são oferecidas pela prefeitura à enorme população de rua nas imediações do centro são preenchidas rapidamente, e funcionam em horário reduzido, sem sequer servir um almoço. A prefeitura do Rio, inclusive, passou a chamar esses abrigos de “albergue”. O cúmulo da desfaçatez sobre a responsabilidade de garantir moradia. 

No mundo todo albergue é onde viajantes se hospedam para pegar uma praia, por exemplo, mas no Rio virou o discurso oficial da prefeitura e a sua política mais importante para lidar com uma população desempregada e sem-teto que não pára de crescer com o Governo só para ricos do Bolsonaro.

Eu estive há poucos dias em um abrigo da prefeitura na Lapa para fiscalizar uma denúncia dos acolhidos de que a prefeitura servia alimentação de péssima qualidade.

Mandaram as fotos para a gente, horríveis, e eu fui lá ver. Já na porta tinham várias pessoas desabrigadas, porque do lado de dentro a lotação já era a máxima. E ninguém negou que tinha problema nas refeições que estavam sendo servidas. Eram péssimas, mesmo!

Esse bolsão da desigualdade, como não é diferente dos outros, ainda cria um terreno fértil para o aliciamento. Os grandes criminosos que operam a maior parte dos lucros com tráfico de drogas disputam ali espaço e mão de obra de pessoas que são completamente marginalizadas pelas políticas públicas, e transformam muitos deles em soldados na posição mais vulnerável do crime. 

É ridículo quando nós denunciamos essa miséria, esse racismo escancarado, essa marca persistente da escravidão, que se reproduz com participação e conivência de amplos setores, e ainda tem gente que vem com a conversa que estamos é “defendendo bandidos”. Como seria?! As artimanhas que atrapalham o cumprimento de sentenças justas no Brasil só têm domínio os grandes escritórios e só existem para criminosos de colarinho branco. Nós não temos defesa a não ser em uma Defensoria Pública que opera superlotada. 

O jovem negro no Rio conhece a rotina dos esculachos, das abordagens que o policial nem sequer se apresenta (e quem dirá apresenta um mandado de qualquer coisa!). Abordagens essas que muitas vezes terminam em desfechos fatais, como foi o caso recente na rua Joaquim Silva.

Na Lapa a segregação entre os novos estabelecimentos voltados para classe média e a mendicância e o escambo ao redor, está ainda mais ainda visível porque forma um ambiente particular, onde a cultura negra é ao mesmo tempo reverenciada e assassinada. O bairro produz samba com seguranças orientados a não deixarem outros muitos negros pedirem um troco. 

Nós realmente estamos fartas de gerações de tristeza e agonia, sangue derramado, e a humilhação de ter que defender que a Lei também deve valer para nós. 

A segunda-feira da semana passada na Lapa foi de tiroteio que para alguns “só atrapalhou o trânsito”. É o cartão-postal do racismo nos trópicos. Montmartre como só nós conhecemos. E para alguns “ilustrados” formados em Harvard, Columbia e Yale é uma nova “revitalização”.

É urgente a dignidade para o povo negro! Nós não estamos fazendo bravata. É ali na Lapa. Agora. Vamos para lá! É insuportável olhar os retratos, e é especialmente cruel quando são rostos de garotos! Demais autoridades, doutores, levem um curso! Coloquem as crianças para sair mais tarde da escola!

Prefeitura, faça o seu papel! Governo, faça o seu papel! Nós estamos fazendo a nossa parte e queremos que vocês também façam a de vocês. Nós estamos trabalhando corretamente e queremos que vocês também trabalhem. Queremos nossos jovens negros vivos e felizes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Thaís Ferreira: é o racismo a origem do caos na Lapa
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Em 2008 quando comecei a frequentar a Lapa, aquilo ali já era entupidos de mendingos e dependentes químicos. Sai desse mundo de nárnia, minha filha.

  2. Ninguém conhece mais a Lapa do que quem mora na região da Lapa.
    Esta veredora fala muita coisa que não sabe.
    Há muito mais obscuridades do que imagina na região.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui