Theatro Municipal de Portas Abertas volta com força total nos 113 anos da instituição

“Celebrar os 113 anos do Theatro Municipal abrindo as portas para o público é uma alegria e um marco na rica história da instituição", disse a diretora do TM

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Theatro Municipal do Rio de Janeiro/ Foto: reprodução

Após dois anos de comemorações online, o Theatro Municipal de Portas Abertas volta a ser realizado presencialmente, no dia 14/07, das 9h às 19h, em razão dos 113 anos da instituição. A classificação para assistir aos espetáculos é livre, com exceção da ópera Don Giovanni, na qual é permitida a entrada de menores a partir de 14 anos. Toda a programação é gratuita e está sujeita à lotação.

“Celebrar os 113 anos do Theatro Municipal abrindo as portas para o público é uma alegria e um marco na rica história da instituição, depois de dois anos fechada por conta da pandemia. Pensamos uma programação ampla, democrática, envolvendo todos os corpos artísticos do TM e culminando com uma apresentação gratuita de Don Giovanni. Esperamos todos vocês com a certeza de que teremos uma grande festa!” – destacou a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Teatro Municipal, falou da forte emoção sentida por realizar ensaios presenciais, após uma pandemia que impôs fortes restrições à população, especialmente à classe artística.

 “Idealizar a programação do aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com toda a equipe da Direção Artística, após dois anos de pandemia é uma emoção muito grande. A construção da programação, o contato com os artistas que se apresentarão, as reuniões de pauta, são ingredientes maravilhosos de um processo de enorme trabalho. A data de 14 de julho é, por tradição, um dia em que todos os corpos artísticos e funcionários da casa se unem num grande ato de agradecimento ao público carioca por tanto carinho e amor pelo teatro,” Herrero.

Advertisement

A programação para celebrar os 113 anos do Theatro Municipal, tem início às 9h, com a apresentação da banda dos Fuzileiros Navais em frente à escadaria externa, na Rua Evaristo da Veiga. Em seguida, às 10h, o Quarteto Ornamentos, que toca Vivaldi e Beatles, no Foyer do Theatro. A Camerata Vila, da Ação Social pela Música, se apresentará às 11h, mostrando um repertório erudito e popular, no Boulevard da Av. Treze de Maio.

O “GRAND DÉFILÉ”, série de atividades com bailarinos e músicos do Theatro, acontecerá no Salão Assyrio, a partir do meio-dia. A primeira atração será a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, com 195 alunos. Em seguida, os primeiros bailarinos do Municipal, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, acompanhados pelo pianista Itajara Dias, se apresentarão com o Adágio do Cisne Negro. O encerramento desta parte da programação será com a apresentação da Morte do Cisne, com a primeira bailarina Claudia Mota, ao som do pianista Valdemar Gonçalves e do violoncelista Pablo Uzeda.

Veja abaixo a programação completa:

Programação Especial 113 anos TMRJ:

09h – Banda dos Fuzileiros Navais

Local: Frente do Theatro Municipal – Escadaria externa.

10h – Quarteto Ornamentos

Local: Foyer

11h – Camerata Vila – Ação Social Pela Música

Local: Boulevard

12:h– “GRAND DÉFILÉ”

Local: ASSYRIO

13h – O Sole Mio – As Mais Belas Canções Napolitanas

Local: Escadaria Interna do TMRJ

14h – Recital de Harpa

Local: Foyer

15h – Novas Vozes Da Ópera

Local: Escadaria Interna

16h – Orquestra Maré do Amanhã

Local: Boulevard

17h – Banda Sinfônica de Duque de Caxias – FUNDEC

Local: Frente do Theatro Municipal

19h – Ópera Don Giovanni de Mozart

Local: Grande Sala

Dentro da programação, haverá ainda duas turmas de visitas guiadas – às 11h e 16h. (as inscrições podem ser feitas pelo site Theatro Municipal a partir desta segunda-feira e estarão sujeitas à lotação)

Ingressos para o dia 14 de julho:

A retirada de ingressos será feita uma hora antes das apresentações, na bilheteria do Theatro, situada na lateral do TMRJ, na Avenida Rio Branco.

* Visitas Guiadas gratuitas -– Inscrições pelo site Imply a partir desta segunda-feira (11 de julho)

* Pré-estreia Don Giovanni – Ingressos pelo nosso site (theatromunicipal.rj.gov.br) ou pelo site da Imply, dois por CPF, para o dia 14 de julho.

Nos outros dias, segue o link para venda:https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/evento/360685d8791565bc6fdcb2119d5f71fb0ecf9d64

https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/evento/360685d8791565bc6fdcb2119d5f71fb0ecf9d64

Antes de cada espetáculo, haverá uma palestra sobre a ópera e suas curiosidades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Theatro Municipal de Portas Abertas volta com força total nos 113 anos da instituição
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui