Theatro Municipal do Rio promove concerto em homenagem ao maestro Henrique Morelenbaum

Tributo acontece no mês em que o maestro completaria 92 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Associação de Canto Coral

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro prestará uma homenagem, no dia 19 de setembro, às 19h, a Henrique Morelenbaum, um dos mais importantes maestros brasileiros do século XX, falecido em 2022. No mês em que completaria 92 anos, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Associação de Canto Coral e a Fundação Teatro se juntam para reverenciar o artista que marcou sua trajetória nas três instituições. Morelenbaum foi aluno de violino, viola e regência da Escola de Música e posteriormente professor de Harmonia, Contraponto, Fuga e Composição.

No Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi maestro adjunto da Orquestra Sinfônica, tendo dirigido inúmeros espetáculos de ópera, balé e concertos, além de dirigir a instituição por duas vezes. Com a Associação de Canto Coral realizou vários concertos e gravações.

O concerto contará com a participação da soprano Flávia Fernandes, representando o Theatro Municipal, onde estreou como solista pelas mãos de Morelenbaum. O Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral foi preparado pelo maestro Miguel Torres, sob a direção de Jésus Figueiredo. E para homenagear o pai, Jaques Morelenbaum, violoncelista e compositor, escreveu uma obra em homenagem ao pai quando ele fez 70 anos (Uma Noite em Laguev) e vai tocar no palco do Municipal.

No programa, ‘In Memoriam’, de Ernst Bloch, e ‘Pastoral’, de Ernani Aguiar remetem à cultura e religião judaicas de Morelenbaum, nascido na Polônia em 1931 e naturalizado brasileiro. Já ‘Psalmus’, de João Guilherme Ripper, e ‘Celebrare’, de Ronaldo Miranda, integram o programa como dupla homenagem ao professor por dois de seus mais destacados alunos de Composição: a obra de Ripper foi dedicada a Morelenbaum em 2002; a de Miranda por ele estreada em 2005.

Advertisement

As obras de Villa-Lobos, recorrentes nos programas de concertos regidos por Morelenbaum, representam seus profundos conhecimentos de Contraponto e Fuga, através do Prelúdio da Bachianas Brasileiras no.4, como também sua dedicação à música brasileira, através das Quatro Canções de ‘Floresta do Amazonas’. A Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresentará sob o comando de André Cardoso, outro ex-aluno de Morelenbaum.

Serviço: 
Concerto em homenagem ao maestro Henrique Morelenbaum
Participação especial de Jaques Morelenbaum
Local
: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro 
Data: 19 de setembro – terça-feira
Horário:19h
Ingressos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Theatro Municipal do Rio promove concerto em homenagem ao maestro Henrique Morelenbaum
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Theatro Municipal do Rio promove concerto em homenagem ao maestro Henrique Morelenbaum
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui