
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Muhcab celebram os 80 anos do Teatro Experimental do Negro (TEN) com uma programação especial. Fundado em 1944, o TEN foi pioneiro na inclusão de atores negros nos espaços culturais mais prestigiados do Brasil, e, para marcar essa trajetória, o Ipeafro, a DSS Produções e a Temporal Editora resgatam o legado de um dos movimentos cênicos mais importantes do país.
Com uma agenda repleta de atividades, a Sala Mário Tavares do Theatro Municipal recebe, na próxima sexta-feira (11/10), o lançamento da primeira reedição de Dramas para Negros e Prólogo para Branco. A obra, lançada originalmente em 1961, segue como referência ao abordar questões raciais no Brasil por meio da dramaturgia. Esta nova edição traz as nove peças da antologia original, entre elas O filho pródigo, de Lúcio Cardoso, Sortilégio, Mistério negro, de Abdias Nascimento – em sua primeira versão – e Anjo negro, de Nelson Rodrigues, além de textos inéditos que reforçam a relevância histórica e contemporânea do TEN.
No mesmo dia, haverá um exibição do documentário Ecos do Teatro Experimental do Negro, dirigido por Daniel Solá Santiago. O filme explora as encenações marcantes do TEN e seu impacto na valorização da cultura negra no Brasil, com depoimentos inéditos de artistas como Bibi Ferreira, Lázaro Ramos, Léa Garcia e Aílton Graça. A obra destaca o momento histórico em que, pela primeira vez, atores negros subiram ao palco do Theatro Municipal, com a montagem de O Imperador Jones em 1945.
No domingo (13/10), a programação segue no Muhcab (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira) com mais uma apresentação especial do documentário e uma roda de conversa. O público presente também poderá participar do lançamento oficial da nova edição do livro Dramas para Negros e Prólogo para Brancos, com discussões sobre o legado do TEN e a luta contra o racismo nas artes cênicas. O evento terá participação da DJ Bieta.

O documentário Ecos do Teatro Experimental do Negro e a nova edição de Dramas para Negros e Prólogo para Brancos são marcos importantes que integram o Biênio Abdias Nascimento, um conjunto de ações celebrando o 110º aniversário de Abdias e os 80 anos do Teatro Experimental do Negro (TEN) em 2024. Em 2025, serão celebrados os 80 anos da estreia do TEN, os 75 anos do 1° Congresso do Negro Brasileiro e os 70 anos do Concurso do Cristo Negro, parte das ações do Museu de Arte Negra.
Vale lembrar que o Teatro Experimental Negro revelou talentos como Ruth de Souza, Léa Garcia, Grande Otelo e Milton Gonçalves, abrindo caminho para gerações de artistas negros no teatro, cinema e televisão. Fundado em 13 de outubro de 1944 por Abdias Nascimento, José Herbal, Theodorico dos Santos, Aguinaldo Camargo e Wilson Tibério no Café Vermelhinho, na Cinelândia, o grupo teve ampla visibilidade desde o início. O jornal O Radical, em 14 de outubro de 1944, registrou esse fato histórico, informando que ao grupo inicial se juntaram Arinda Serafim, Ruth de Souza, Claudiano Filho, Oscar Araújo, José da Silva, Antonieta, Antonio Barbosa e Natalino Dionísio, entre outros.
SERVIÇO
Eventos de Celebração dos 80 Anos do Teatro Experimental do Negro
Realização: Ipeafro, DSS Produções e Temporal Editora
Local: Sala Mário Tavares | Theatro Municipal do Rio
Data: 11 de outubro de 2024 (sexta-feira)
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (próximo à estação Carioca do Metrô)
Entrada: Gratuita.
Sessão do filme limitada a 150 pessoas. Inscrição prévia requerida via formulário: Clique aqui para se inscrever
Programação:
- 15h: Abertura e coquetel de lançamento do livro Dramas para Negros e Prólogo para Brancos, de Abdias Nascimento
- 16h: Exibição especial do filme Ecos do Teatro Experimental do Negro
- 18h30: Debate
- 19h30: Coquetel e confraternização
- 20h30: Encerramento
Local: Muhcab – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
Data: 13 de outubro de 2024
Endereço: R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita. Basta se apresentar na porta do museu.
Programação:
- 13h30: Abertura com lançamento do livro Dramas para Negros e Prólogo para Brancos. Coquetel e apresentação da DJ Bieta
- 14h30: Exibição especial do filme Ecos do Teatro Experimental do Negro
- 16h45: Roda de conversa
- 18h: Coquetel e apresentação da DJ Bieta
- 19h: Encerramento