No dia 8 de março, às 19h, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro dará início à sua temporada oficial de 2024 com a emocionante Série Celebrações, destacando as obras dos renomados compositores alemães Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms, além do austríaco Anton Bruckner, que completaria 200 anos de nascimento. O concerto de abertura, patrocinado pela Petrobras, será conduzido pelo maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM), Felipe Prazeres, e contará com a participação do Coro e Orquestra Sinfônica.
Os solistas convidados para esta grande noite serão o violinista premiado Guido Sant’Anna, e os cantores Michele Menezes (soprano), Lara Cavalcanti (Mezzo-soprano), Guilherme Moreira (tenor) e Leonardo Thieze (baixo).
“É uma grande alegria iniciar mais uma temporada no Theatro Municipal, oferecendo uma programação cultural de alto nível para a cidade do Rio de Janeiro e seus visitantes. No Concerto de Abertura, com a Série Celebrações homenageando Beethoven, Brahms e Bruckner, contamos com a participação especial do artista Guido Sant’Anna, somando-se ao excelente trabalho do nosso Coro e Orquestra Sinfônica, proporcionando um concerto espetacular. Esperamos receber todos de braços abertos no Municipal!”, comemora Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.
O diretor artístico da Fundação Teatro Municipal, Eric Herrero, destaca o compromisso em apresentar novos talentos da cena lírica brasileira, além de artistas já consagrados, em uma temporada repleta de atrações de alta qualidade. “Ballet, ópera e música de concerto se revezarão no maior palco lírico do país, em total alinhamento com o DNA de nosso Theatro, que está prestes a completar 115 anos. Esperamos todos vocês!”
O maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres, ressalta a grandiosidade do programa para a abertura da temporada de 2024: “Começaremos com o revolucionário Beethoven, seguiremos com Brahms em seu magistral concerto para violino, com a participação do destacado violinista brasileiro Guido Sant’anna, e encerraremos com o ‘Te Deum’ de Anton Bruckner, marcando o início das comemorações de seu bicentenário. Um programa imperdível para nosso estimado público frequentador do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.”