Foto: Bicanski

O vereador Thiago K. Ribeiro (MDB) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.484/2019, que determina a criação de Centros de Apoio a Reciclagem (CAR) em comunidades de baixa renda do município.

Os centros terão como objetivo ajudar na preservação do meio ambiente por meio da reciclagem de resíduos, apoiar os catadores para recebimento de material coletado mediante remuneração e realizar a separação dos resíduos recicláveis para destinação às cooperativas cadastradas junto à Comlurb.

O Poder Executivo ficará responsável por desenvolver a criação dos centros e realizar o licenciamento urbanístico e ambiental da área destinada, além de estimular a parceria público-privada para a construção, manutenção e operação desses centros.

“Queremos melhorar os índices de reciclagem na cidade através da criação de mecanismos práticos e próximos às comunidades, que embora produzam um volume muito grande de resíduos que podem ser reciclados, não conseguem evoluir na reciclagem”, explica o autor da proposição.

O objetivo principal é gerar emprego e renda nas comunidades pobres e transformar o lixo em receita para os moradores. Estes centros seriam criados por intermédio de parcerias público-privadas e fariam ainda um bem enorme para o meio ambiente. Cada vez mais, um município de turismo forte como o Rio de Janeiro precisa buscar se tornar um exemplo de cidade com desenvolvimento sustentável“, conclui o vereador.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui