ThomyTalks: O maior desafio dos relacionamentos atuais. Afinal, está mais difícil encontrar alguém hoje?

Colunista do DDR questiona: na era dos aplicativos de namoro e redes sociais, por que é tão desafiador manter esses relacionamentos?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pixabay

Muitos se perguntam: “Por que é tão difícil encontrar alguém que valha a pena hoje em dia?” Se olharmos para trás, perceberemos que, em comparação com tempos anteriores, temos uma abundância de opções para conhecer pessoas, graças aos aplicativos de namoro e redes sociais. No entanto, a verdadeira questão é: por que é tão desafiador manter esses relacionamentos?

Vivemos em uma era de descartabilidade acelerada. Você já parou para pensar nos novos termos que surgiram nos últimos anos, como “Ghosting”, o famoso “perdido” ou desaparecimento súbito? 

Isso só demonstra a facilidade que é terminar com outra pessoa, sem ao menos precisar ter a mínima consideração ou responsabilidade afetiva. 

Em minha jornada como psicólogo, tenho ouvido inúmeros relatos de corações partidos e relações terminadas por meios tão impessoais, como uma mensagem de Whatsapp. Imagine só, um divórcio anunciado por uma mensagem.

Advertisement

É uma analogia ao “Paradoxo da Escolha”. Quando se tem um vasto menu de opções, a decisão torna-se paralisante. E mesmo quando decidimos, continuamos incertos, questionando se fizemos a escolha certa. Imagine encontrar alguém que parece ser tudo o que você sonhou – uma combinação perfeita de beleza, inteligência e conexão. Mas, mesmo assim, a dúvida persiste. Será que existe alguém “ainda melhor” por aí? Ficamos com essa dúvida pela facilidade em conhecer novas pessoas e pelo excesso de opções e comparações.

A consequência desse ciclo é a formação de relacionamentos líquidos, descartáveis e eterna insatisfação amorosa. A grama do vizinho pode parecer mais verde, mas essa percepção muda quando paramos de comparar. Então, pare de olhar as vitrines humanas, valorize quem está na sua frente, senão, outra pessoa vai valorizar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ThomyTalks: O maior desafio dos relacionamentos atuais. Afinal, está mais difícil encontrar alguém hoje?
Avatar photo
Thomas Schultz-Wenk, também conhecido como ThomyTalks nas redes sociais, é psicólogo especialista em relacionamentos e términos. Foi Neurocientista do HUPE e INTO no Rio de Janeiro. Com uma fala direta e objetiva, sem enrolação, se tornou influencer no tema e é autor do livro "LibertEx: Como superar um término e esquecer o ex ou a ex". Atualmente, atende online e tem diversos cursos sobre relacionamentos.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui