ThomyTalks: O que você tem a oferecer?

Vamos falar sobre sua lista de critérios e o equilíbrio entre dar e receber em relacionamentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Vivemos em uma era onde o individualismo e o desejo de encontrar o “par perfeito” estão em alta, uma era em que listas de critérios se tornaram mais comuns do que nunca. “Eu quero uma pessoa inteligente, culta, educada, viajada, que ganhe bem e me trate como realeza.” Muitas vezes, esse perfil é tão idealizado que beira o utópico. Mas, esse nem é o ponto desta matéria.

Meu intuito aqui é frisar que o maior equívoco dessas pessoas é pensar apenas no que elas desejam e querem. Vou explicar…

Vivemos em tempos de egocentrismo exacerbado, em que o “eu” reina supremo. Há um desejo avassalador por encontrar alguém que marque todas as caixas de uma longa lista de pré-requisitos, sem que haja uma pausa para considerar se estamos à altura do que buscamos.

Sim, é essencial ter critérios e não se contentar com menos do que merecemos; eu sempre incentivo isso, mas é igualmente importante ser realista e reflexivo sobre o que nós temos a oferecer em troca.

Advertisement

Não me entenda mal, ter padrões elevados e saber o que quer é crucial para não acabarmos em relacionamentos medíocres. Mas, para atrair uma pessoa dessas, você precisa se fazer a difícil pergunta: “O que eu tenho a oferecer?”

Porque, para ter alguém com tantas qualidades, você também precisa ter qualidades à altura. Afinal de contas, o que você acha que uma pessoa dessas vai querer? Ela busca alguém à altura.

Você quer uma pessoa inteligente e comunicativa? Ótimo! Mas será que você também é capaz de manter conversas estimulantes sobre uma variedade de temas? Se deseja alguém culto, você se dedica a ler e expandir seu conhecimento?

E caso você não tenha alguma dessas qualidades que busca, você pode optar por dois caminhos: desenvolver essas características ou compensar com outras que tenham o mesmo peso. O mais importante é entender que você não precisa ser uma cópia, um clone de quem você deseja se relacionar, mas sim ter tantos atributos quanto, porque pessoas incríveis buscam pessoas incríveis.

Essa reflexão não é para desmotivar você ou dizer que precisa baixar seus critérios, de forma alguma, mas acredito que ter uma lista de critérios é só parte da equação e que a outra parte vem da lista do que você tem a oferecer.

Pense que essa também é uma oportunidade para você se desenvolver e se tornar em uma melhor versão, não só para atrair alguém incrível, mas para você mesmo(a). Faça por você, em primeiro lugar. Mas lembre-se de que relacionamento é uma via de mão dupla. Para receber, você também precisa dar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ThomyTalks: O que você tem a oferecer?
Avatar photo
Thomas Schultz-Wenk, também conhecido como ThomyTalks nas redes sociais, é psicólogo especialista em relacionamentos e términos. Foi Neurocientista do HUPE e INTO no Rio de Janeiro. Com uma fala direta e objetiva, sem enrolação, se tornou influencer no tema e é autor do livro "LibertEx: Como superar um término e esquecer o ex ou a ex". Atualmente, atende online e tem diversos cursos sobre relacionamentos.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui