Thomytalks: Pensando em mandar mensagem para seu/sua ex neste Natal? Leia isto primeiro

Descubra se é uma boa estratégia ou uma armadilha emocional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma pergunta que sempre surge em datas comemorativas é: “Devo mandar uma mensagem para meu/minha ex ou para a família dele? Afinal de contas, não tenho nada contra ele e sempre me dei bem com a família…”

Bem, vamos esclarecer alguns pontos importantes. Se ambos estão superados, essa mensagem não teria problema algum. Mas, geralmente, quem quer enviar essa mensagem está buscando reabrir um canal de comunicação, alimentando esperanças de uma resposta que possa iniciar uma conversa.

O problema surge quando as pessoas usam essa justificativa de estar sendo educadas ou demonstrando consideração, em vez de admitirem que isso é, na verdade, uma desculpa para se reaproximar.

Se você ainda está tentando superar essa pessoa, a melhor coisa é não abrir essa porta, porque provavelmente você vai se frustrar ou voltar a ficar mal. Pode ser até que a outra pessoa nem responda ou responda de forma curta e direta, deixando você ainda pior.

Advertisement

Leia também

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

Empresa é condenada pela Justiça por desabamento de edifício na Cinelândia em 2012

Um dos aspectos mais difíceis de um término é entender que o papel que você desempenhava na dinâmica do relacionamento já não é mais seu. Ou seja, seu lugar ou papel na família do seu ex já não existe mais. E é importante entender que isso não significa que você nunca foi importante para ele(a) ou para a família dessa pessoa, mas sim que sua história ali terminou, assim como um filme termina e os atores voltam para casa.

Eu entendo que nessas situações festivas a gente se sente mais só, especialmente se for seu primeiro Natal sem a outra pessoa, aí então o estranhamento é ainda maior. Antes, vocês estavam juntos nessa época e agora não estão mais. Tudo lembra a outra pessoa e a ausência se torna um tormento.

Nesse caso, você tem que criar novas memórias, pois as antigas ficaram no passado. Quando você foca em criar essas novas experiências, você alivia a dor da ausência e a sensação de perda que podem surgir nessas datas. Além do mais, lembre-se de que você vai estar rodeado de pessoas que te amam e fazem questão da sua companhia, exceto aquela tia velha chata…

Por isso, antes de enviar essa mensagem, pergunte-se: estou realmente superado(a) ou estou tentando reabrir uma porta que deveria permanecer fechada? Ter essa honestidade consigo mesmo pode ser a chave para evitar mais um sofrimento desnecessário.

E se você estiver bem, pense se a outra pessoa também já está bem ou se você não causaria ainda mais dor a ela. Dessa forma, você evita se machucar ou machucar o outro. Todos ganham.

Se você precisa de ajuda, clica aqui e me envia uma mensagem no Instagram!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Thomytalks: Pensando em mandar mensagem para seu/sua ex neste Natal? Leia isto primeiro

Avatar photo
Thomas Schultz-Wenk, também conhecido como ThomyTalks nas redes sociais, é psicólogo especialista em relacionamentos e términos. Foi Neurocientista do HUPE e INTO no Rio de Janeiro. Com uma fala direta e objetiva, sem enrolação, se tornou influencer no tema e é autor do livro "LibertEx: Como superar um término e esquecer o ex ou a ex". Atualmente, atende online e tem diversos cursos sobre relacionamentos.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui