Quando procuramos uma pessoa para ter um relacionamento, imaginamos uma lista de características que desejamos: ser bonita, alta, morena, bem-sucedida, ambiciosa, entre outras. Quanto mais criteriosa você for, maior será essa lista.
No entanto, encontrar alguém que atenda a todos os nossos critérios é raro e até mesmo fantasioso. Temos essa idealização do parceiro perfeito que vemos nos filmes, o príncipe que luta pela princesa. Mas esse ideal não condiz com a realidade.
Você é essa princesa ou príncipe encantado? Todos nós somos imperfeitos, seres em eterna transformação e evolução. Sempre parti do princípio de que não posso pedir algo a alguém que eu não posso oferecer. Por exemplo, se quero uma pessoa organizada financeiramente, eu tenho que oferecer o mesmo.
O grande problema desse checklist é a falta de hierarquia e peso para cada característica. Tratamos os itens como se todos fossem prioridades. Mas, na verdade, não são. Então, pense em um relacionamento como uma casa. Há a fundação, os pilares de sustentação, as paredes e a decoração.
A fundação são as características inegociáveis, como valores e planos. Ambos valorizam a família e uma estrutura segura? Vocês têm planos para ter filhos e casar, por exemplo, ou ele valoriza a liberdade e tem como plano viajar e morar em vários países, sem uma estrutura e sem amarras?
Esse é um ponto fundamental. Depois disso, considere os interesses em comum. Ambos gostam de ler, de cultura, ou ele prefere ir à Disney e assistir televisão o final de semana todo?
A importância dos interesses em comum é determinar se vocês serão suficientes um para o outro, se serão parceiros. Afinal, na velhice, a companhia de alguém que compartilha os mesmos gostos influenciará diretamente na sua felicidade ou solidão.
A última peça, a decoração, não é irrelevante. Sentir-se atraído por alguém evita diversos problemas, como baixa autoestima, inseguranças e até traições. Ter afinidade na cama é essencial para muitas pessoas. Porém, essas características devem ser consideradas após os valores e interesses.
Acredito em ter essa lista na nossa cabeça, ou até escrita, mas com a maturidade de saber que essa pessoa idealizada pode nunca esbarrar em você na esquina, derrubar um café em sua roupa e iniciar um romance incrível. Esqueça esse ser mitológico.