Thomytalks: Seu relacionamento é uma Montanha-Russa emocional?

Colunista do DIÀRIO DO RIO fala na coluna deste domingo sobre o equilíbrio entre Paixão e Paz em relações amorosas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay

Relacionamentos intensos são como uma montanha-russa: cheios de altos e baixos emocionais, muita intensidade e dramas. A princípio, parece algo positivo, porque você se sente viva, com emoções à flor da pele, mas esse tipo de relacionamento geralmente gera um desgaste enorme.

Essas relações são marcadas por dramas e brigas frequentes, com muita paixão e intensidade. No entanto, a falta de paz e sossego pode ser um indicativo de que o relacionamento não é tão saudável assim.

Relacionamentos saudáveis também têm paixão, mas a intensidade é mais equilibrada e você não vivencia emoções extremas o tempo todo. Pelo contrário, há uma sensação predominante de calma e paz, mesmo que haja momentos de brigas ou intensidade.

O problema surge quando você se acostuma a esses picos emocionais e, ao entrar em um relacionamento mais estável, sente como se faltasse algo, aquela emoção que sentia antes.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Já aconteceu com você?

O perigo aqui é julgar erroneamente que você não gosta tanto da outra pessoa quanto do seu ex, simplesmente porque a intensidade emocional é menor. Ou, pior ainda, você pode começar a criar conflitos desnecessários, buscando recriar aquela sensação de montanha-russa do passado.

Isso acontece muito depois de você vivenciar um relacionamento abusivo, no qual você tinha dramas, brigas e se sentia constantemente insegura. O problema é que esse tipo de relacionamento causa um impacto enorme, porque os momentos bons têm picos de intensidade muito maior.

Pense comigo: você está em um relacionamento abusivo e se sente constantemente insegura e incerta, daí, do nada, vem um gesto de carinho da outra pessoa, e você sai do buraco e vai para as alturas. Já em um relacionamento saudável, esse gesto pode ser visto com moderada intensidade, pois você já estava acostumada a ser bem tratada. E aí, o contraste não é tão grande.

É importante reconhecer que essa constância e estabilidade em um relacionamento saudável não significa falta de amor ou paixão. Pelo contrário, significa que o relacionamento está sedimentado sobre um amor mais tranquilo e sustentável.

Como psicólogo, vejo muitas pessoas tendo dificuldade em se readaptar a esse tipo de relacionamento seguro e estável, porque a incerteza e insegurança geram vício e obsessão na outra pessoa, devido à liberação mais frequente da molécula de dopamina justamente na intensidade dos relacionamentos conturbados. Mas, esse é um assunto muito nerd para essa coluna.

O que importa é saber que você pode trazer um pouco desses picos para seu relacionamento de forma saudável. Sabe como? Com surpresas: você pode pedir para seu parceiro(a) te surpreender positivamente do nada. Por exemplo, vocês podem combinar que uma vez ao mês, ele ou ela vai programar algo inesperado para vocês. Essa é uma estratégia mais positiva para um relacionamento saudável.

E se você está em um relacionamento montanha-russa, é crucial refletir sobre o que realmente deseja em uma parceria. Intensidade e incerteza ou paz e calmaria?

Se você gostou, clica aqui pra me seguir no Instagram e ter mais conteúdo como esse.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Thomytalks: Seu relacionamento é uma Montanha-Russa emocional?

Avatar photo
Thomas Schultz-Wenk, também conhecido como ThomyTalks nas redes sociais, é psicólogo especialista em relacionamentos e términos. Foi Neurocientista do HUPE e INTO no Rio de Janeiro. Com uma fala direta e objetiva, sem enrolação, se tornou influencer no tema e é autor do livro "LibertEx: Como superar um término e esquecer o ex ou a ex". Atualmente, atende online e tem diversos cursos sobre relacionamentos.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui