Thomytalks: Você sabe dizer “Não”?

Vamos entender a importância de se impor e expressar suas necessidades nos relacionamentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quantas vezes você já se calou, deixou de se impor e não disse “não”, mesmo sabendo que deveria? Isso se chama comportamento evitativo e ocorre quando você faz de tudo para evitar conflitos. Provavelmente, você cresceu em um lar onde não queria dar mais trabalho para seus cuidadores ou porque não aprendeu a expressar aquilo que sente e que te incomoda.

O problema é que isso está te prejudicando muito mais do que você imagina, inclusive nos seus relacionamentos, porque você começa a acumular frustrações e insatisfações sem nunca colocá-las para fora.

Como psicólogo, vejo muitas pessoas com esse comportamento e uma frase que escuto recorrentemente nos meus atendimentos é: “Entre ter paz e razão, prefiro ter paz.”

Só que essa frase é terrível. Ela representa permissividade e uma pessoa que sofre em silêncio, alguém que carrega tudo nas costas e não compartilha com ninguém, como se pensasse que estaria incomodando ou que o outro nada poderia fazer para ajudar. Afinal de contas, essa responsabilidade é só dela.

Advertisement

Além disso, será que essa paz é real ou apenas uma fuga dos conflitos necessários? Evitar brigas e conflitos a todo custo pode parecer a opção mais fácil, mas a longo prazo, você vai acumulando todas as suas insatisfações até que um dia, você explode…

Não se impor e não expressar suas queixas e descontentamentos é como colocar uma panela de pressão no fogo. Um belo dia, ela explode.

Qual seria a solução, então? Aprender a dizer “não” aos poucos, se impondo cada vez mais, e isso não significa ser desagradável ou conflituoso o tempo todo, mas sim expressar suas opiniões e como você se sente. Porque, se você parar para analisar a dinâmica dos relacionamentos, sejam amorosos ou não, quando você não se impõe, a outra pessoa perde o respeito e até a admiração por você. Ela começa a achar que pode fazer o que quiser e aí passa a te tratar da forma que quiser.

O pior de tudo é que, quando você finalmente tenta dizer “não” ou se impor, o outro, acostumado à sua permissividade, não aceita. “De onde está vindo isso?” o outro fala. E assim, você fica ainda mais presa nesse padrão.

Em qualquer relacionamento, é fundamental expressar o que você sente e o que pensa. Isso não só fortalece sua autoestima, mas também ensina ao outro os seus limites. Relacionamentos necessitam de limites, se não, o outro faz o que quiser com você.

Então, da próxima vez que você se deparar com uma situação em que seu instinto é dizer “sim”, pergunte-se: “Estou tentando evitar um conflito?” Se a resposta for sim, diga: “Posso pensar e te dizer depois?”

Esse já é um grande avanço, porque você sai daquele imediatismo de concordar e se submeter ao que não gostaria. Dê um passo de cada vez. E lembre-se que, assim como você aprendeu esse comportamento, você pode reaprender um que lhe sirva melhor. 

Você não é um ser estático, mas sim uma pessoa em eterna evolução.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Thomytalks: Você sabe dizer “Não”?
Avatar photo
Thomas Schultz-Wenk, também conhecido como ThomyTalks nas redes sociais, é psicólogo especialista em relacionamentos e términos. Foi Neurocientista do HUPE e INTO no Rio de Janeiro. Com uma fala direta e objetiva, sem enrolação, se tornou influencer no tema e é autor do livro "LibertEx: Como superar um término e esquecer o ex ou a ex". Atualmente, atende online e tem diversos cursos sobre relacionamentos.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui