Tijuca: Rua das Flores é declarada Patrimônio Cultural do Rio

A via é tomada desde 2016 e é uma importante ligação entre a Praça Saens Peña e a Rua Santo Afonso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua das Flores - Foto: Reprodução

A rua que todo tijucano ‘raiz’, com certeza, já transitou, agora foi oficialmente declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A famosa Rua das Flores, na região da Saens Peña, no coração do comércio da Tijuca, recebeu uma essa importante distinção, nesta quarta-feira (06/02), por meio de uma lei sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial.

A rua é localizada entre os extintos cinemas América e Carioca e foi criada nos anos 1990. Além de abrigar dezenas de quiosques de floriculturas, é um importante ponto de passagem para milhares de pedestres diariamente, conectando a Praça Saens Peña à Rua Santo Afonso. No local, no meio da rua, há, desde 1993, sete quiosques que comercializam plantas e flores em geral. A área foi revitalizada por César Maia (DEM), em seu primeiro mandato como prefeito. Agora, como vereador, ele foi autor do projeto que pedia o tombamento do trecho que, no início da década de 1990, concentrava moradores de rua e usuários de drogas.

Em 2016, a Rua das Flores já havia sido tombada pelo município do Rio de Janeiro, devido à sua relevância ecológica e cultural. Agora, o reconhecimento pelo estado reforça a importância de proteger a tradição do local e preservar o comércio popular de arranjos florais que ali prospera.

“A Rua das Flores merece a devida proteção pela sua importância social, obstando qualquer tentativa de destruição de seu valor cultural para o Estado”, afirmou o deputado Rodrigo Amorim, autor do projeto que culminou na declaração de Patrimônio Cultural Imaterial.

Advertisement

Com o tombamento, a via fica protegida em suas características originais e não pode ser demolida. Além disso, segundo a decisão publicada, o Estado agora tem o dever de apoiar iniciativas que visem à valorização e divulgação do local, garantindo assim a preservação dessa importante parte da história e da identidade carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tijuca: Rua das Flores é declarada Patrimônio Cultural do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Queria entender a razão do estado editar lei para tratar de uma rua assunto este mais local, logo, municipal que estadual.
    Impressionante tamanha falta do que fazer. Ou melhor. Tem coisa pra fazer mas se ocupam com outras.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui