Tim Lopes dará nome à biblioteca comunitária em Higienópolis

Espaço, comandado pelo projeto Favelivro, será inaugurado neste sábado (29/06), às 10h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tim Lopes - Foto: Reprodução

Neste sábado (29/06), às 10h, será inaugurada no Rio de Janeiro a 40ª biblioteca comunitária do projeto ”Favelivro”, agora em Higienópolis, Zona Norte da capital fluminense. Desta vez, a personalidade que será homenageada, dando nome ao espaço, é o jornalista Tim Lopes, falecido em 2002.

O acervo inicial do novo espaço, localizado no número 34 da Rua Eudoro Berlinck, conta com cerca de 2 mil livros, todos oriundos de doações. Demezio Batista, um dos fundadores da iniciativa, ressalta a importância do local para a comunidade: ”A Biblioteca Tim Lopes Silva simboliza um convite à liberdade de expressão através dos livros”.

A ideia do Favelivro é incentivar a educação e a cultura por meio da leitura, criando bibliotecas e atividades literárias em escolas públicas e comunidades do RJ.

Advertisement

As bibliotecas comunitárias são criadas a partir de um pedido dos moradores e, após montadas, suas respectivas gerências ficam a cargo da própria pessoa ou grupo solicitante.

O Favelivro fica responsável por montar fisicamente a biblioteca, estantes e estrutura básica; fornecer o acervo inicial por meio de doações; realizar a conexão com o patrono escolhido pelos moradores da comunidade; e produzir e divulgar a inauguração.

Além do Rio, o Favelivro está presente em Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo, todas cidades da Região Metropolitana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tim Lopes dará nome à biblioteca comunitária em Higienópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui