A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, anunciou, nesta quinta-feira, (24/03), no Palácio da Cidade, o retorno do projeto Time Rio. A parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai beneficiar 60 atletas, divididos igualmente entre homens e mulheres, com orçamento de R$ 4,32 milhões em 2022.
A iniciativa busca apoiar atletas de alto rendimento do Rio de Janeiro em preparação para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago, em 2023, e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.
Para integrar o Time Rio os atletas precisam atender a critérios gerais, como terem nascido ou residido no Rio por quatro anos nos últimos 10 anos; não estarem sendo beneficiados em outro programa de apoio público municipal ou estadual e treinar no mínimo seis meses, não consecutivos, em instalações esportivas na cidade do Rio de Janeiro a cada ano.
Há ainda critérios específicos determinados pelos dois comitês. Para o COB e CPB, todos devem competir em provas já confirmadas no Programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 e serão selecionados por meio de resultados obtidos nessas provas. E deverão ter potencial de classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, atestado por Entidade Nacional de Prática Desportiva (ENAD).
O Time Rio Olímpico foi criado em fevereiro de 2010, durante a primeira gestão de Eduardo Paes na Prefeitura, e o Time Rio Paralímpico em janeiro de 2012. No entanto, ambos foram extintos em 2016. De acordo com Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes, reuniões foram planejadas e realizadas para a volta do Time Rio. “Desejo muita sorte aos atletas que integrarão este projeto e que este auxílio possa ser de fundamental relevância para que os atletas conquistem muito mais medalhas”, declarou Schleder.
A Prefeitura e os comitês vão analisar os atletas que preenchem os pré-requisitos e anunciarão, em breve, quem integrará o Time Rio. Em dezembro de cada ano (2022 e 2023), a Prefeitura vai realizar procedimentos de avaliação dos atletas beneficiados pelo programa.