Time Rio, projeto para beneficiar atletas cariocas, está de volta

60 atletas, divididos igualmente entre homens e mulheres, serão beneficiados com orçamento de R$ 4,32 milhões em 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luis Magão

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, anunciou, nesta quinta-feira, (24/03), no Palácio da Cidade, o retorno do projeto Time Rio. A parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai beneficiar 60 atletas, divididos igualmente entre homens e mulheres, com orçamento de R$ 4,32 milhões em 2022.

A iniciativa busca apoiar atletas de alto rendimento do Rio de Janeiro em preparação para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago, em 2023, e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

Para integrar o Time Rio os atletas precisam atender a critérios gerais, como terem nascido ou residido no Rio por quatro anos nos últimos 10 anos; não estarem sendo beneficiados em outro programa de apoio público municipal ou estadual e treinar no mínimo seis meses, não consecutivos, em instalações esportivas na cidade do Rio de Janeiro a cada ano.

Há ainda critérios específicos determinados pelos dois comitês. Para o COB e CPB, todos devem competir em provas já confirmadas no Programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 e serão selecionados por meio de resultados obtidos nessas provas. E deverão ter potencial de classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, atestado por Entidade Nacional de Prática Desportiva (ENAD).

O Time Rio Olímpico foi criado em fevereiro de 2010, durante a primeira gestão de Eduardo Paes na Prefeitura, e o Time Rio Paralímpico em janeiro de 2012. No entanto, ambos foram extintos em 2016.  De acordo com Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes, reuniões foram planejadas e realizadas para a volta do Time Rio. “Desejo muita sorte aos atletas que integrarão este projeto e que este auxílio possa ser de fundamental relevância para que os atletas conquistem muito mais medalhas”, declarou Schleder.

A Prefeitura e os comitês vão analisar os atletas que preenchem os pré-requisitos e anunciarão, em breve, quem integrará o Time Rio. Em dezembro de cada ano (2022 e 2023), a Prefeitura vai realizar procedimentos de avaliação dos atletas beneficiados pelo programa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Time Rio, projeto para beneficiar atletas cariocas, está de volta

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui