Falecida nesta quarta-feira (24/05), a cantora americana Tina Turner, uma das maiores artistas da história da música, teve passagem marcante pelo Rio de Janeiro em 1988. Naquele ano, a Rainha do Rock n’ Roll quebrou o recorde mundial para “maior participação paga em um show para um artista solo”. Na ocasião, ela reuniu cerca de 188 mil fãs em uma apresentação no Maracanã e entrou para o Livro dos Recordes.
De acordo com o livro, Tina superou o recorde anterior, que pertencia ao também americano Frank Sinatra, que tocou para 170 mil pessoas oito anos antes no mesmo local. A artista ainda mostrou seu lado carioca na apreesentação, ao subir no palco em um carro alegórico da Beija-Flor, que ainda tinha Joãozinho Trinta como carnavalesco.
Em 2000, o Guinness World Records anunciou que Tina vendeu mais ingressos para shows do que qualquer artista solo na história da música. O espetáculo fazia parte da turnê Break Every Rule, que divulgava o sexto álbum de estúdio da cantora, lançado em 1986.
Na sua viagem a Cidade Maravilhosa, a autora de sucessos como “What’s Love Got to Do with It”, “We Don’t Need Another Heroe”, “(Simply) The Best”, também sambou com integrantes da Beija-Flor e até passou o Ano Novo em Copacabana, onde pulou as sete ondas na virada para dar sorte.
O histórico show foi relançado em formato de DVD. O vídeo não reproduz a apresentação na íntegra, mas conta com 53 minutos da icônica performance de Tina Turner, com 13 faixas das 20 que foram apresentadas pela artista em 1988 no Maracanã.