TJRJ mantém prisão preventiva de Monique Medeiros, mãe de Henry Borel

Tribunal de Justiça do Rio mantém, por unanimidade, a prisão preventiva de Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, morto em 2021.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu, por unanimidade, manter a prisão preventiva de Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, mãe do menino Henry Borel, morto em março de 2021, aos quatro anos de idade.

PUBLICIDADE

A decisão ocorre após determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou que o colegiado do Judiciário fluminense reavaliasse a necessidade da medida cautelar. A defesa da professora alegava que essa análise deveria caber ao juiz de primeira instância, argumento rejeitado com base no Código de Processo Penal, que estabelece que a revisão da prisão preventiva deve ser feita pelo mesmo órgão que a decretou.

“A manutenção da prisão preventiva da recorrida apresenta medida absolutamente imprescindível para resguardar os meios e os fins da ação penal de origem”, afirmou o relator, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto. “Faz-se necessária a manutenção da custódia preventiva, no caso concreto, notadamente para a garantia da ordem pública, conveniência da instrução e para assegurar o máximo possível a aplicação da lei penal”, completou.

Além da decisão sobre a prisão, o desembargador solicitou que petições anexadas ao processo — relatando supostas agressões sofridas por Monique Medeiros no Instituto Penal Talavera Bruce e a ausência de providências por parte das autoridades — sejam encaminhadas à 2ª vice-presidência do TJRJ e ao procurador-geral de Justiça.

Monique e seu então companheiro, o ex-vereador cassado Jairo Souza dos Santos Junior, estão presos desde 8 de abril de 2021. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público por homicídio qualificado, tortura, coação de testemunhas, fraude processual e falsidade ideológica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp TJRJ mantém prisão preventiva de Monique Medeiros, mãe de Henry Borelddr newsletter TJRJ mantém prisão preventiva de Monique Medeiros, mãe de Henry Borel

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui