A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou que a Mureta do Leme, na Zona Sul da cidade, receba pinturas popularmente conhecidas como grafites. Vale ressaltar que, desde dezembro de 2014, o local é tombado pelo próprio Município, a partir de estudos elaborados pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que, ”após uma ação de revitalização conjunta com a Comlurb na Mureta do Leme, foi observado que havia muita pichação nas pedras e na própria mureta. Por isso, foi autorizado que artistas locais expressassem a sua liberdade artística, como forma de transformar espaços degradados em pontos de referência cultural”. ”Pichação é vandalismo, grafite é arte”, ressaltou o secretário Diego Vaz.
A situação, porém, pegou de surpresa frequentadores da região, desagradando a maioria. Na página no Instagram @meulemeriodejaneiro, grande parte do público criticou o desenho.
”Sem consulta nenhuma a ninguém, a Prefeitura decidiu sacanear a orla da cidade, poluir visualmente o bairro e agredir um patrimônio tombado? Difícil acreditar”, escreveu Rodrigo Rocha. ”Estragando a natureza real! Nem as pedras estão escapando das ‘maquiagens’. Apaguem tudo”, corroborou Michelle Diniz.
Já a VivaLeme, associação de moradores do bairro, se manifestou contrariamente às pinturas e afirmou não ter sido procurada pela Prefeitura do Rio para opinar sobre o assunto. que não foi procurada pela prefeitura.
”Vi uma unanimidade das pessoas, pois todo mundo ficou chocado com essa intervenção desastrosa. Ela desativa um ‘nonsense’ completo sobre a desenvoltura da própria Prefeitura, que não consultou os moradores. A VivaLeme é super ativa, está sempre apoiando as ações positivas, e, mesmo assim, não somos procurados para uma mudança dessa magnitude, com poder de azedar o ânimo”, disse a diretora Grécia Vanicore.
Encarar esse LIXO como arte só demonstra a decadência total do Rio e do Brasil: viramos um país de estúpidos!. Aí você olha um ponto turístico lindo do Lema e vê essa porcaria poluindo o visual natural do lugar!. É de dar NOJO!. Viramos esse grande favelão horroroso!….
Isso mesno. Não é só aí. Tem outros lugares da cidade com essas ” pixações” horríveis. A diferença é que só na zona sul, que a prefeitura corre para retirar em tempo recorde.
Poluição visual total!!
Vai mandar fazer isso num local já degradado,e não junto a natureza q é maravilhosa e não merece essa merd@!!!
Não sei quem pode achar isso daí melhor q só caiar de branco!!
Devem ser os mesmos idiotas q começaram a arrebentar um morro TOMBADO,pra tentar enfiar uma tirolesa brega no Pão de Açúcar!!
Que horror!
Pixar a rocha? Estragando a natureza com tinta!
É o mesmo que Pixar árvores no Jardim Botânico.
Gente, liberdade de expressão sim, mas desrespeito a natureza não