Tombada, Mureta do Leme recebe autorização da Prefeitura do Rio para ser grafitada

Situação desagrada maioria dos frequentadores locais; associação de moradores do bairro também afirma ser contra

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
''Letreiro'' na Mureta do Leme - Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou que a Mureta do Leme, na Zona Sul da cidade, receba pinturas popularmente conhecidas como grafites. Vale ressaltar que, desde dezembro de 2014, o local é tombado pelo próprio Município, a partir de estudos elaborados pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que, ”após uma ação de revitalização conjunta com a Comlurb na Mureta do Leme, foi observado que havia muita pichação nas pedras e na própria mureta. Por isso, foi autorizado que artistas locais expressassem a sua liberdade artística, como forma de transformar espaços degradados em pontos de referência cultural”. ”Pichação é vandalismo, grafite é arte”, ressaltou o secretário Diego Vaz.

A situação, porém, pegou de surpresa frequentadores da região, desagradando a maioria. Na página no Instagram @meulemeriodejaneiro, grande parte do público criticou o desenho.

”Sem consulta nenhuma a ninguém, a Prefeitura decidiu sacanear a orla da cidade, poluir visualmente o bairro e agredir um patrimônio tombado? Difícil acreditar”, escreveu Rodrigo Rocha. ”Estragando a natureza real! Nem as pedras estão escapando das ‘maquiagens’. Apaguem tudo”, corroborou Michelle Diniz.

Já a VivaLeme, associação de moradores do bairro, se manifestou contrariamente às pinturas e afirmou não ter sido procurada pela Prefeitura do Rio para opinar sobre o assunto. que não foi procurada pela prefeitura.

”Vi uma unanimidade das pessoas, pois todo mundo ficou chocado com essa intervenção desastrosa. Ela desativa um ‘nonsense’ completo sobre a desenvoltura da própria Prefeitura, que não consultou os moradores. A VivaLeme é super ativa, está sempre apoiando as ações positivas, e, mesmo assim, não somos procurados para uma mudança dessa magnitude, com poder de azedar o ânimo”, disse a diretora Grécia Vanicore.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Tombada, Mureta do Leme recebe autorização da Prefeitura do Rio para ser grafitadaddr newsletter Tombada, Mureta do Leme recebe autorização da Prefeitura do Rio para ser grafitada

4 COMENTÁRIOS

  1. Encarar esse LIXO como arte só demonstra a decadência total do Rio e do Brasil: viramos um país de estúpidos!. Aí você olha um ponto turístico lindo do Lema e vê essa porcaria poluindo o visual natural do lugar!. É de dar NOJO!. Viramos esse grande favelão horroroso!….

    • Isso mesno. Não é só aí. Tem outros lugares da cidade com essas ” pixações” horríveis. A diferença é que só na zona sul, que a prefeitura corre para retirar em tempo recorde.

  2. Poluição visual total!!
    Vai mandar fazer isso num local já degradado,e não junto a natureza q é maravilhosa e não merece essa merd@!!!
    Não sei quem pode achar isso daí melhor q só caiar de branco!!
    Devem ser os mesmos idiotas q começaram a arrebentar um morro TOMBADO,pra tentar enfiar uma tirolesa brega no Pão de Açúcar!!

  3. Que horror!
    Pixar a rocha? Estragando a natureza com tinta!
    É o mesmo que Pixar árvores no Jardim Botânico.
    Gente, liberdade de expressão sim, mas desrespeito a natureza não

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui