Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Apesar do sol forte e da ressaca no mar previstos para este final de semana, a Zona Sul separa um roteiro de vistas incríveis. O DIÁRIO DO RIO destaca as melhores trilhas e paisagens da região para explorar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mirante do Urubu, Parque da Catacumba - Foto: Reprodução

Com a previsão de sol para todo o final de semana e temperaturas ultrapassando os 30°C tanto no sábado quanto no domingo, o principal destino para os cariocas acaba sendo a praia. No entanto, por conta do aviso de ressaca da Marinha, não é indicado o banho de mar, já que as ondas podem chegar a 3 metros de altura. Inclusive, parte do calçadão do Leblon foi tomado por ondas na manhã desta sexta-feira (17/05).

Mas nem só de praia que se vive na Zona Sul, por isso, tendo a grande Floresta da Tijuca como uma guardiã natural, a região oferece uma variedade impressionante de trilhas, cada uma com sua própria dose de aventura, contemplação e desafio. Desde os iniciantes até os mais experientes, há uma trilha adequada para todos os níveis de habilidade, e claro, com cenário de tirar o fôlego. Por isso, o DIÁRIO DO RIO trouxe a seleção das 10 melhores trilhas pela região.


Trilha do Morro Dois Irmãos

10660452 707595872649334 78811426 n Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio
Morro Dois Irmãos

Localizada entre os bairros do Leblon e São Conrado, esta trilha oferece uma vista panorâmica dos bairros de Ipanema, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Copacabana e São Conrado. São 1,5 km de percurso em aproximadamente 40 minutos, começando na parte alta do Vidigal. A melhor opção para chegar da entrada da comunidade até o portão da trilha é utilizando os moto-táxis, que cobram cerca de R$ 5 pelo trecho. Embora o caminho da trilha seja íngreme, a recompensa é imensa. O mirante é um dos mais populares do Rio, atraindo também a atenção de visitantes estrangeiros. O destaque do passeio são os espetaculares nascer e pôr do sol vistos do topo do morro.


Pedra da Gávea

PEDRA DA GAVEA 5 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Uma das trilhas mais desafiadoras do Rio, mas também uma das mais recompensadoras. Localizada no bairro de São Conrado, oferece uma vista panorâmica da Floresta da Tijuca e do oceano Atlântico. Ter um bom preparo físico e experiência são alguns dos requisitos para esta trilha. A caminhada dura, em média, cinco horas e tem mais de 800 metros de desnível e trechos verticais expostos, onde já foram registrados casos de acidentes e até mortes, principalmente no trecho da “carrasqueira”, parte mais temida da trilha, já próximo ao topo do pedra.


Trilha do Parque Lage ao Corcovado

39cce3fa cdfb 4cc9 b171 754d919bb7a0.large Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

A longa caminhada até um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio, o Cristo Redentor, é uma das trilhas mais desafiadoras da cidade. O percurso começa na sede do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico. A subida leva cerca de 2:30h e é considerada difícil, com a recomendação do apoio de um guia experiente no percurso de aproximadamente 2240m. A trilha, bastante íngreme é repleta de quedas d’água. Ao chegar no monumento, é necessário efetuar a compra do ingresso para acessar o Corcovado, que custa cerca de R$ 10.


Pedra Bonita

219579424 175923017856435 1617290923037816214 n e1672168185371 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Outra trilha popular em São Conrado, conhecida por sua vista deslumbrante da Pedra da Gávea e da Zona Sul do Rio. É uma caminhada relativamente fácil. De ônibus, você tem que pegar o 448 e andar 30 minutos até o início da Rampa de Voo Livre, que é bem pertinho do início da trilha da Pedra Bonita. O trajeto pode ser feito de Uber, pela Estrada das Canoas. Para chegar ao alto da Pedra Bonita, você faz uma trilha de 1.257 metros, de cerca de 45 minutos por trajeto de dificuldade média, já que boa parte é de subida.


Trilha Cláudio Coutinho

trilha morro da urca rio de janeiro 20 1024x768 1 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Localizada no Morro da Urca, essa trilha oferece uma vista privilegiada do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara. É uma ótima opção para uma caminhada com a família. A subida é praticamente feita por escadas construídas ao longo do trecho até o Morro da Urca (a primeira parada do bondinho do Pão de Açúcar). A entrada é gratuita.


Mirante Dona Marta

mirante dona marta 4 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

A trilha até o mirante tem o acesso pelo histórico bairro do Cosme Velho e oferece uma vista panorâmica do Cristo Redentor, da Baía de Guanabara, além dos bairros de Botafogo, Laranjeiras e Flamengo. É uma opção mais fácil, já que pode ser acessar por carro e percorrer um pequeno trecho a pé.


Forte do Leme

forte do leme 24 Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

O percurso oferece uma caminhada fácil e acessível para quem quer apreciar a vista da praia de Copacabana. Localizada no Leme, o forte fica na parte final da praia, já quase chegando à Mureta do Leme. O passeio passa pelo Forte do Leme, uma fortaleza histórica construída entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio.


Trilha do Mirante do Pasmado

Morro Mirante do Pasmado Botafogo Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Localizado no Parque Yitzhak Rabin, em Botafogo, o mirante tem um Memorial às Vítimas do Holocausto, aberto ao público em 2023. É um dos menos explorado do Rio. Oferece vista total do Pão de Açúcar e de Botafogo.


Morro da Babilônia

607dc0da7466b Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Localizada entre os bairros do Leme e Copacabana, oferece uma vista privilegiada das praias da Zona Sul e da Pedra do Leme. É uma caminhada tranquila e acessível, ideal para quem quer desfrutar da natureza sem muito esforço. O início da trilha fica na Rua Ary Barroso no Leme na comunidade da Babilônia, a trilha tem por volta de 2 quilômetros e você consegue percorrer todos os mirantes por volta de umas 3 horas, é uma trilha moderada indicada para iniciantes e boa parte dos mirantes tem placa informando. Por ser um passeio em uma comunidade, é indicado a busca de um guia local.


Trilha da Catacumba

23472934 1140832806049876 5070196622759797417 n Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio

Esta também entra na lista das mais tranquilas do Rio. Seu início se dá pelo Parque da Catacumba, na Lagoa, e é de nível super fácil. Ao todo, são dois mirantes que podem ser percorridos em um passeio de, no máximo, 1 hora. A trilha tem trechos de escadas e subidas não muito íngremes. Oferece vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, os bairros de Ipanema, Leblon e Jardim Botânico, além do Cristo Redentor.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Top 10: Descubra as melhores trilhas na Zona Sul do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui