O artista Bryan Ochotorena, nascido em Londres em 1992, apresenta sua mais recente exposição, “Topografias Íntimas”, no Duna Laboratório Cultural, localizado no Jardim Botânico. A exposição, com entrada gratuita, estará aberta ao público de 21 de junho a 6 de julho, exibindo esculturas criadas nos últimos três anos. Este evento marca o retorno de Ochotorena após um período de sete anos em um retiro espiritual.
A mostra “Topografias Íntimas” inclui cerca de 20 obras, entre esculturas de madeira e pinturas a óleo e acrílico, todas feitas manualmente. As peças refletem o período de isolamento do artista em um Ashram na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, entre 2014 e 2021, bem como suas peregrinações por diversos locais sagrados ao redor do mundo.
As obras de Ochotorena exploram a tridimensionalidade e a conexão com a natureza por meio da sobreposição de camadas de madeira. Temas como espiritualidade, autoconhecimento e ciclos naturais são centrais em sua produção. “Muito do meu trabalho tem como referência as camadas da natureza, como as folhas, o solo, a pele, a composição terrestre e a própria topografia. São criações que expõem questões conceituais e pessoais, que chamo de Topografias Íntimas”, explica o artista, formado em Design pela PUC-Rio.
Atualmente, morando na Serra Fluminense, Ochotorena dedica-se a técnicas que utilizam madeira como principal matéria-prima, especialmente a técnica de sobreposição de madeiras compensadas e descartadas.
Serviço
Exposição: Topografias Íntimas
Artista: Bryan Ochotorena
Período: 21 de junho a 6 de julho
Local: Duna Laboratório Cultural
Endereço: Rua Jardim Botânico 468, Rio de Janeiro
Horários: Segunda a sexta-feira, de 12h às 20h; sábados, de 10h às 17h
Entrada: Gratuita